EXECUTIVO X LEGISLATIVO

ZEMA VAI AO STF OBRIGAR ALMG A VOTAR RRF; ALMG REBATE NO SUPREMO

quarta-feira, 02/02/22 19:36 Ao lado esquerdo da imagem está o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no centro está uma escultura, simbolizando deusas greco-romanas das leis e da Justiça, localizada em frente ao STF e do lado direito está foto do presidente da ALMG, Agostinho Patrus.

Fotos: Isac Nóbrega/PRThiago MeloLuiz Santana

O ano começou quente entre os Poderes Executivo e Legislativo mineiros. No primeiro dia de retomada dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), terça-feira, 1º de fevereiro, o governador Romeu Zema (Novo) foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir que ele determine que a ALMG não vote outros projetos antes de analisar o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A Assembleia Legislativa de Minas Gerais não gostou e reagiu antes mesmo de ser notificada.

O governador argumentou, junto ao Supremo Tribunal Federal, que os deputados descumprem a Constituição Federal ao não aprovarem o RRF, pois o projeto está tramitando em regime de urgência, trancando a pauta, e, por isso, teria prioridade sobre os demais. O pedido de destravamento consta na ação ajuizada no STF como um pedido de liminar, que acabou distribuído ao ministro Nunes Marques. Nele, Zema (Novo) pede que a Corte determine à Assembleia que paute e vote o projeto de lei relativo ao RRF.

Em reação, nesta quarta, 2 de fevereiro, mesmo antes de ser notificada sobre a ação do governador, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da sua Procuradoria-Geral, pediu ao ministro Nunes Marques que não tome nenhuma decisão na ação impetrada pelo governador Romeu Zema (Novo) antes de ouvir a Casa. Segundo a ALMG informou ao jornal O Tempo, a “situação jurídica não é tão simples como quer fazer crer” o Governo de Minas.

O SINJUS-MG está acompanhando de perto todo o imbróglio e conversou novamente com assessores e deputados nesta quarta.

“É um equívoco do governo judicializar uma questão que é política. Isso não contribui para o aprofundamento do diálogo nem com a Assembleia nem com a sociedade civil. O governo já tentou esse caminho no final do ano passado e não deu certo. Agora está insistindo. Enxergo com certa perplexidade essa medida do Zema de buscar interferir no funcionamento do Legislativo pelo Judiciário para atender interesses próprios e em uma matéria tão polêmica”, afirmou o líder do Bloco Democracia e Luta, deputado André Quintão (PT).

Em outubro de 2021, o ministro do STF Luís Roberto Barroso, responsável pelas análises das liminares que estão em vigor e que suspendem os pagamentos à União, deu um prazo de seis meses para que o estado decida sobre a adesão ao RRF. Desse modo, em abril, o magistrado deve reavaliar se mantém ou derruba as liminares.

O SINJUS segue firme na luta pela Data-Base e contra o Regime de Recuperação Fiscal. Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre as futuras convocatórias e ações.

Sindicato é pra lutar!

Notícias relacionadas

Imagem Acessível: Reunião de Sessão Legislativa no plenário da ALMG, na mesa há um homem branco em pé, que preside a sessão, o deputado Agostinho Patrus. Atrás desta mesa está o painel de votações. Em primeiro plano, no topo, há uma intervenção gráfica com a representação de um muro com o mapa de Minas Gerais sendo destruído por uma bola de demolição, que está com o rótulo de RRF (Regime de Recuperação Fiscal)
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA “NÃO HÁ CLIMA PARA VOTAÇÃO”, AFIRMA LÍDER DO GOVERNO terça-feira, 01/02/22 17:34 FOTO: Guilherme Bergamini / ALMG A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) retomou as atividades nesta terça-feira, 1º de fevereiro, após o recesso parlamentar, e o SINJUS-MG acompanhou de perto, conversou com vários parlamentares e já está traçando novas ... leia mais
#ImagemAcessível Fachada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Sobre a foto, há uma ilustração de um punho cerrado para o alto com o conteúdo textual escrito na cor branca: Data-Base, eu não abro mão! 2020-2021.
DATAS-BASES SINJUS PEDE QUE PRESIDENTE DO TJ INTERCEDA JUNTO À ALMG quarta-feira, 02/02/22 16:21 Foto: Talk2lurch/Wikipédia As Datas-Bases 2020 e 2021 dos servidores do Judiciário mineiro e as dos servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MP) estão prontas para serem pautadas na ordem do dia da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco