RISCO AOS SERVIDORES

ZEMA FORMA MAIORIA NA ALMG, E PL DO RRF DEVE VOLTAR A TRAMITAR

sexta-feira, 16/06/23 19:14 Fachada do prédio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Se na legislatura anterior o embate entre o Executivo e o Legislativo favoreceu a luta dos servidores públicos de Minas Gerais contra a tramitação do Projeto de Lei 1.202/2019, que trata da adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), agora o cenário é outro. Hoje, a base governista é composta por 57 deputados contra 20 da oposição. A mudança na presidência da Casa, agora comandada pelo deputado Tadeu Leite (MDB), também favorece o governador Romeu Zema (Novo), por isso o chefe do Executivo pediu o desarquivamento do PL do RRF que deve ocupar as discussões a partir do próximo mês.

Neste segundo mandato, Romeu Zema mudou a sua forma de articulação, abrindo mais espaço para deputados e partidos na máquina estadual. Com isso, o governador conseguiu ampliar a sua base e pretende pressionar pela tramitação dos projetos de seu interesse, em especial o de adesão de Minas Gerais ao RRF do governo federal e as privatizações de algumas empresas estatais.

Na visão da oposição, Zema utilizou o projeto que reestruturou as secretarias de Estado e também aquele que aumentava o próprio salário e de seus secretários em quase 300% para testar a fidelidade de sua base. Ambos foram aprovados com ampla margem de votos, mesmo diante da insatisfação da população.

Outro teste que deve ser feito nas próximas semanas é com o PL 2803/2021, que agora tem um dispositivo que concede isenções fiscais para locadoras de veículos. Apesar do Assembleia Fiscaliza, programa de série de reuniões que terá início na próxima segunda-feira e que vai diminuir as reuniões do Plenário da ALMG, o governo pretende avançar com a proposta. Conseguindo a aprovação desse projeto, a pauta da ALMG é liberada, abrindo a possibilidade de que o governo exerça pressão para que o PL do RRF possa tramitar nas comissões no segundo semestre.

“Antes da tramitação deste projeto, iniciarei o diálogo com meus colegas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para convencê-los e explicá-los sobre a real necessidade do projeto diante do atual contexto econômico e fiscal do estado. O Regime é uma ferramenta imprescindível para reequilibrar as finanças e garantir a sustentabilidade das contas de Minas a longo prazo. Portanto, apenas depois desse convencimento e entendimento geral, solicitarei ao presidente da Casa, Tadeu Leite, o início da tramitação do projeto”, afirma o líder de Governo na ALMG, deputado Gustavo Valadares.

Discussões nas comissões podem ser decisivas

Após o desarquivamento, o PL do RRF será apreciado pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Administração Pública (CAP) e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO). Na análise do analista político Márcio Almeida, é justamente nessa fase das discussões que o projeto deve encontrar mais resistência. O especialista também é assessor da deputada Lohanna França (PV), vice-líder do Bloco Democracia e Luta, de oposição ao governo.

Apesar de estar coesa, a oposição não tem votos suficientes para fazer frente às votações no Plenário, por isso, a estratégia é fazer o enfrentamento durante as discussões nas comissões, principalmente na CAP e na FFO. Além disso, há ainda a possibilidade de dissidências na própria base governista, que conta com alguns deputados ligados a categorias do funcionalismo público que serão afetadas pelo RRF.

Ainda assim, o cenário neste ano é bastante desafiador para as servidoras, os servidores e as entidades sindicais de Minas.

“Estamos reforçando a interlocução com deputados de oposição e pretendemos buscar na base governista o apoio daqueles mais sensíveis às necessidades do serviço público e da população. O governo que dá 300% de reajuste de salário para o próprio governador e seus secretários quer congelar o salário e a carreira dos servidores por nove anos. O governo que alega crise financeira para aderir ao RRF é o mesmo que pretende ampliar as isenções fiscais e perdoar dívidas de grandes locadoras de veículos. Tudo isso é no mínimo um absurdo”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Posicione-se contra o RRF

O SINJUS e as demais entidades sindicais estão desde 2019 na luta para tentar impedir que os servidores públicos sejam mais uma vez vítimas da má gestão dos governos. Você, servidora, servidor, cidadão e cidadã, pode ajudar nesta batalha. Pressione nas mídias sociais os deputados, cobrando posicionamentos contra o Regime de Recuperação Fiscal em Minas.

Faça a sua parte e acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre os desdobramentos dessa batalha.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Deputados em Plenário na Reunião Ordinária na ALMG.
ALERTA AOS SERVIDORES PL DO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL EM MINAS VOLTA A TRAMITAR NA ALMG quarta-feira, 14/06/23 19:26 O governador Romeu Zema solicitou o desarquivamento do Projeto de Lei (PL) 1.202/19, que autoriza a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A mensagem governamental com esse pedido foi recebida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais ... leia mais
Romeu Zema, governador de Minas Gerais fala sobre um púlpito. Ele é um homem branco, grisalho de cabelos curtos e veste uma camisa azul clara.
RRF EM MINAS APÓS AUMENTAR O PRÓPRIO SALÁRIO EM 300%, ZEMA QUER CONGELAR SALÁRIOS DOS SERVIDORES POR 9 ANOS quinta-feira, 01/06/23 17:51 FOTO: Gil Leonardi / Imprensa MG No último dia 3 de maio, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sancionou a lei que aumentou o próprio salário e o de seus secretários em quase 300%. Agora, menos de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco