EXECUTIVO VS LEGISLATIVO

ZEMA ESTICA A CORDA E MANTÉM A PAUTA DA ALMG TRAVADA

quinta-feira, 15/12/22 19:27 Imagem manipulada digitalmente simula uma foto rasgada ao meio. Do lado esquerdo há um homem branco, barbeado, com cabelo em tom acaju e traje social preto (Agostinho Patrus), do lado direito há um homem grisalho, barbeado, em traje social cor de vinho. Os dois estão em uma mesa usando máscaras de proteção contra covid-19.

Disposto a esticar a corda e a não dialogar com o Legislativo, o governador Romeu Zema (Novo) decidiu manter o regime de urgência do Projeto de Lei n. 1.202/2019, que prevê a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal do atual governo federal. Assim, a pauta do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) segue travada, impedindo a votação do Orçamento de 2023 para o estado, do PL da Data-Base 2022 dos servidores do Judiciário mineiro, além de propostas de outros órgãos e dos próprios deputados estaduais.

Havia uma expectativa de que a urgência do PL do RRF fosse retirada neste final de ano, possibilitando a discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA), que deveria ser aprovada até o dia 21 de dezembro. Essa seria a oportunidade para que o Projeto de Lei 4.037/2022, da Data-Base 2022 do Judiciário, pudesse ser aprovado. Após articulações do SINJUS-MG e demais sindicatos, ele foi aprovado de forma célere em três comissões e está pronto para ser apreciado no Plenário da ALMG.

Entretanto, Zema prefere manter o Legislativo travado até fevereiro, quando novos deputados estaduais assumem seus cargos e uma nova Mesa Diretora será eleita na ALMG. Na prática, essa decisão significa que o Executivo não pretende estabelecer diálogo com o Legislativo. Parlamentares e assessores da ALMG consultados pelo SINJUS afirmaram que o cenário na Casa é de incerteza.

“Ao que tudo indica, infelizmente, o bom senso não prevaleceu. Hoje, na Assembleia, além da Data-Base 2022 dos servidores do Judiciário, que é um direito legítimo da categoria, outros importantes projetos estão parados porque o governador Romeu Zema quer impor a todo custo as danosas medidas do Regime de Recuperação Fiscal à população. Ele está abrindo mão até de receitas que ajudariam o estado no combate à pobreza. Tudo isso para seguir no seu objetivo de fragilizar o serviço público e privatizar o patrimônio dos mineiros”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

A não aprovação da LOA neste ano obrigará o estado a executar as suas despesas em janeiro e fevereiro de 2023 com base em duodécimos calculados sobre o orçamento deste ano de 2022. Em sua briga com o Legislativo, Zema também está disposto a sacrificar a votação do projeto que prorrogaria a cobrança extra de ICMS sobre bens supérfluos. Essa proposta geraria cerca de R$ 800 milhões a R$ 1 bilhão em receitas que seriam destinadas ao Fundo de Erradicação da Miséria (FEM).

SINJUS está atento para garantir a Data-Base 2022

Apesar de ser grande a possibilidade de a Assembleia Legislativa entrar em recesso com a pauta ainda travada, o SINJUS segue em interlocução com os parlamentares. Há importantes apoios já costurados que buscam garantir que o PL da Data-Base 2022 seja pautado e aprovado na ALMG assim que houver a desobstrução do Plenário.

Vale lembrar que, sem a aprovação da LOA, formalmente, a ALMG não encerra a Legislatura, podendo o governador convocar sessões extraordinárias em qualquer dia e horário de dezembro ou janeiro. Desse modo, mesmo com a sede administrativa do SINJUS fechada para recesso, a Diretoria do Sindicato e seus assessores políticos estarão de plantão acompanhando de perto as movimentações na ALMG.

Portanto, as servidoras e os servidores podem ficar tranquilos, pois o Sindicato está alerta. Recomendamos que fiquem ligados às mídias do SINJUS para eventuais convocatórias e novas informações sobre o andamento dessa luta.

SINDICATO É PRA LUTAR

Com informações de ALMG, Coluna do Orion Teixeira e Rádio Itatiaia

Notícias relacionadas

Foto de dirigentes do SINJUS e servidores ocupando a galeria do Plenarinho da ALMG com cartazes e faixas defendendo a aprovação da Data-Base 2022.
PL 4.037 NA ALMG DATA-BASE É APROVADA NAS COMISSÕES E ESTÁ PRONTA PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO quinta-feira, 01/12/22 19:32 Na tarde desta quinta-feira, 1º de dezembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Projeto de Lei (PL) 4.037/2022, da Data-Base dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi aprovado nas comissões de Constituição e ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco