ALMG

Zema acredita que é possível aprovar adesão ao RRF até o fim do ano

quinta-feira, 20/07/23 12:12 ao fundo há uma parede de concreto quebrada com um buraco tomado pela escuridão, no fundo deste buraco está a sigla RRF (Regime de Recuperação Fiscal). À frente deste cenário destruído, está um homem branco e de cabelos grisalhos curtos que fala ao microfone, ele é Romeu Zema, governador do estado de Minas Gerais.

O governador Romeu Zema (Novo) avalia que é possível a aprovação da adesão do Estado de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União até o fim deste ano. Em entrevista ao Café com Política , da FM O TEMPO 91,7 , nesta quarta-feira (19), Zema disse ainda que a adesão não é só possível, como, também, necessária. A entrevista foi concedida no estúdio da rádio montado no Mercado Central.

No último dia 14, após impasse entre o governo e a oposição a Zema, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a migração do Estado para o Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal (PAF III), o que é um pré-requisito para a adesão ao RRF. “(A adesão ao RRF é) possível e necessária, a não ser que alguém apresente uma outra alternativa”, pontuou o governador.

Apesar da manifestação de Zema, como já mostrou O TEMPO , o secretário de Governo, Gustavo Valadares (PMN), trata a tramitação da proposta, encaminhada à ALMG ainda em outubro de 2019, com cautela. “Tenho dito que a questão do RRF é uma corrida de longa distância. É para maratonista e não para corredor de pouca distância, porque esse perde o fôlego muito rápido”, ponderou Valadares.

Em meio à relação bélica entre Zema e o então presidente da ALMG, Agostinho Patrus, a proposta de adesão ao RRF – Projeto de Lei (PL) 1.202/2019 – ficou em banho-maria na legislatura passada. A gota d”água foi o pedido encaminhado à Casa para que o texto corresse sob regime de urgência, dando apenas 45 dias para os deputados analisarem o PL 1.202/2019. Esgotado o prazo, o texto, por força do regimento, travou a pauta de votação até o fim do ano passado.

Em junho, o governo enviou o pedido de desarquivamento do PL 1.202/2019, que ainda não foi despachado pelo presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB), o Tadeuzinho. Paralelamente ao pedido de desarquivamento, o Estado já negocia junto ao Tesouro Nacional a adesão ao RRF. Há 20 dias, o STF assegurou a Minas a continuidade das tratativas sem a autorização legislativa da ALMG.

Apesar de aguardar apenas o parecer do Ministério da Fazenda sobre o Plano de Recuperação Final (PRF), o governo Zema entende que, mesmo com a anuência do STF, a aprovação do PL 1.202/2019 daria segurança jurídica à adesão ao RRF. Por isso, o pedido de desarquivamento do texto foi encaminhado à ALMG às vésperas do julgamento na Suprema Corte.

Enviado ao Tesouro no dia 31 de maio, o PRF será analisado pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e pelo Conselho Superior do RRF antes de ser homologado ou não pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Notícias relacionadas

Mesa de reunião com dirigentes de sindicatos e associações, nesta mesa estão Alexandre Pires, coordenador-geral do SINJUS-MG e Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato. Conteúdo textual: LUTA CONJUNTA - SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES SE UNEM PARA COMBATER O RRF EM MINAS.
LUTA CONJUNTA SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES SE UNEM PARA COMBATER O RRF EM MINAS sexta-feira, 14/07/23 16:20 Ações serão intensificadas para proteger os servidores e o serviço público Nesta sexta-feira (14/07), representantes de sindicatos e associações representativas dos servidores públicos se reuniram na sede do SINDEP/MG com o objetivo de unir forças e discutir estratégias para ... leia mais
Ilustração vetorial, em tons de amarelo, laranja, cinza e preto, em destaque há uma lupa de onde sai a sigla RRF (Regime de Recuperação Fiscal), Ao lado há dois balões de diálogo, o primeiro deles com uma pergunta e o segundo com um sinal de alerta. Ao redor deste conjunto, há alguns raios, que reforçam a ideia de tensão que permeia o RRF.
AMEAÇA AOS SERVIDORES SAIBA COMO ESTÁ E QUAIS OS RISCOS DA ADESÃO DE MINAS AO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL quarta-feira, 12/07/23 19:07 Nas últimas semanas aconteceram desdobramentos importantes referentes ao processo de adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal do governo federal. A partir de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), o governador Romeu Zema (Novo), conseguiu a ... leia mais
Foto de reunião em que diretoras e diretores de diversas entidades representativas dos servidores públicos mineiros estão ao redor de uma mesa, entre eles estão os dirigentes do SINJUS Felipe Rodrigues e Alexandre Gomes.
SERVIÇO PÚBLICO ENTIDADES MINEIRAS UNEM FORÇAS PARA LUTAR CONTRA O REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL quinta-feira, 06/07/23 19:27 Nesta quinta-feira, dia 6 de julho, representantes da AFFEMG, SERJUSMIG, SINDALEMG, SINDIFISCO-MG, SINDSEMA-MG, SINDSEMP-MG E SINJUS-MG se reuniram com o objetivo de construir estratégias e ações conjuntas para evitar a implementação do Regime de Recuperação Fiscal em Minas Gerais. ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...
: A imagem aborda um tema relacionado a condições insalubres em um prédio na Avenida Afonso Pena 1500, relacionado ao trabalho de servidores públicos e ações do SINJUS. Um destaque visual é dado a uma ilustração de uma barata, indicando problemas de pragas e insalubridade no local ATÉ QUANDO? Insalubridade na Afonso Pena 1.500 volta a ameaçar servidores; SINJUS cobra solução definitiva sexta-feira, 17/01/25 09:07 Mais uma vez, a unidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) localizada ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco