XII ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DA FENAJUD DEBATE A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NO MEIO SINDICAL
terça-feira, 30/01/24 17:46A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) promoveu o XII Encontro de Comunicação da entidade, nos dias 25 e 26 de janeiro, em Teresina, no Piauí. O encontro contou com a participação de palestrantes e jornalistas especializados e reuniu representantes de sindicatos do Judiciário de todo o Brasil para discutir como a tecnologia pode ser utilizada no fortalecimento da comunicação sindical. Pelo SINJUS-MG, participaram dos debates o diretor de Imprensa e Comunicação, Alexandre Gomes, o diretor de Finanças, Alex Aguiar, e a analista de Comunicação, Kimberlly Pereira.
A primeira mesa de debate tratou do poder exercido pelos algoritmos das redes sociais na manipulação do cenário político nacional. Com a palestra do jornalista e sociólogo Bruno Marinoni, os participantes puderam debater como a entrega de conteúdos específicos pode contribuir para propagar as fake news e gerar impasses entre as organizações sindicais.
Segundo Bruno, a era da hiperconectividade possibilita que os conglomerados que dominam o setor de tecnologia e inovação influenciem os algoritmos online, afetando o cotidiano das pessoas. O educador também discutiu o fenômeno das notícias falsas e seu papel na geração de tráfego online.
Em seguida, a jornalista sindical Renata Maffezoli e o publicitário Thalis Cantizani conduziram a mesa intitulada “Tecnologia × Lutas contra-hegemônicas: comunicação como forma de fortalecimento da luta sindical.” Durante o debate com profissionais de comunicação e dirigentes, os palestrantes indicaram formas de potencializar a comunicação por meio da internet e salientaram a importância de ir além da categoria e comunicar de modo acessível com toda a sociedade.
“Nós vivemos na era da informação. Tudo muda muito rápido e precisamos estar atentos à tecnologia para continuar transmitindo informações com qualidade. Os debates construídos ao longo do Encontro permitiram uma compreensão mais profunda das estratégias necessárias para enfrentar esses desafios e garantir a eficácia da comunicação”, aponta o diretor de Imprensa e Comunicação do SINJUS, Alexandre Gomes.
No segundo dia, as comunicadoras e os comunicadores, juntamente com os dirigentes das entidades, participaram de uma oficina com a jornalista, professora e podcaster Kamila Bossato, apresentadora do podcast “As Cunhãs”. A especialista apresentou as principais técnicas de editoração, roteirização, produção e divulgação de um podcast, além de esclarecer como o formato pode ser utilizado para consolidar o relacionamento com a base.
Ao fim do evento, o coordenador de Comunicação da Fenajud, Cleyson Francisco, apresentou o balanço da gestão que será finalizada em junho. Nesse momento, os Sindicatos puderam dar um feedback sobre a colaboração da Federação ao longo do triênio 2021-2024, além de sugerirem ações e campanhas para os últimos meses de gestão.
SINJUS-MG com informações de Fenajud