WAGNER FERREIRA ENVIA 12 OFÍCIOS À PBH PARA MELHORIAS NA PRAÇA MILTON CAMPOS
segunda-feira, 26/02/24 18:10A situação de insegurança vivida pelos servidores lotados na unidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) localizada na Praça Milton Campos, n. 16, no bairro Cruzeiro, foi levada ao âmbito municipal na última semana. No dia 20 de fevereiro, o diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS-MG e vereador da capital, Wagner Ferreira, encaminhou 12 ofícios à Prefeitura de Belo Horizonte, solicitando diversos tipos de manutenções de infraestrutura na Praça e nos arredores da unidade do TJ.
Considerando a relevância desse espaço público para a comunidade local e sua proximidade com o TJMG, o Ofício 1103/2024 solicitou uma visita institucional à Praça Milton Campos, com a presença de representantes de órgãos competentes como Secretaria Municipal de Governo (SMGO), a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI), a Gerência Regional de Manutenção Centro-Sul (Germa), além da Guarda Civil Municipal (GCMBH) e da BH Iluminação Pública S.A (BHIP).
Os Ofícios 1110/2024 e 1112/2024 trataram especificamente da manutenção das placas de sinalização pública e das faixas de pedestres nos arredores da Praça Milton Campos, questões que têm gerado insegurança e riscos para os transeuntes. Além disso, no Ofício 1113/2024, foi solicitado o reforço na sinalização que proíbe a curva à direita na Avenida do Contorno, nas proximidades do TJMG, a fim de diminuir o risco de acidentes de trânsito, e a manutenção das grades de chuva na calçada em frente ao prédio da unidade Milton Campos, como mencionado no Ofício 1111/2024.
Outras demandas enviadas à PBH para garantir mais segurança incluem o reforço na iluminação da Praça Milton Campos, tratado no Ofício 1114/2024, bem como a reposição de uma luminária ausente em um dos postes e a instalação de câmeras do “Olho Vivo” na área, pelos ofícios 1119/2024 e 1116/2024. Pensando na restituição da vitalidade e na qualidade do ambiente, o Ofício 1115/2024 também requereu serviços de revitalização na Praça.
As correções da infraestrutura urbana também incluem a necessidade de tapa-buraco na Avenida Afonso Pena, no trecho localizado no número 3328, e a poda das árvores na Praça Milton Campos, providências mencionadas nos Ofícios 1118/2024 e 1120/2024, respectivamente.
Outra questão encaminhada à Prefeitura é a autorização para que o TJMG adote a Praça Milton Campos. Uma vez que o Tribunal já tem responsabilidade institucional sobre o Edifício Mário Pires, localizado na Praça Milton Campos, 16, onde estão situadas as 21 Câmaras Cíveis (CACIV) e a Coordenação de Controle da Prestação de Serviços Gerais (COSEC), o Ofício 1117/2024 argumenta que a adoção da Praça possibilitaria a implementação de ações voltadas à preservação, à revitalização e de melhorias na infraestrutura do local.
DENÚNCIAS
O SINJUS se mantém vigilante em relação às condições de trabalho das servidoras e dos servidores, lutando para priorizar a saúde e a qualidade de vida. Se você tem conhecimento de qualquer irregularidade em seu setor, denuncie! Basta enviar uma mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será mantida em sigilo.
SINDICATO É PRA LUTAR