Wagner do SINJUS é eleito 1º suplente com mais de 3 mil votos
terça-feira, 17/11/20 20:02O período eleitoral para o pleito municipal se encerrou no início desta semana e algumas mudanças puderam ser analisadas nos últimos dias. Entre elas, avanços na representatividade de classe dos servidores do Poder Judiciário mineiro e o fortalecimento desse projeto para o pleito estadual em 2022.
A primeira grande característica das Eleições 2020 foi a queda expressiva na votação de vários candidatos, de diferentes partidos, que tentaram voltar para o Legislativo municipal depois de um tempo longe, ou mesmo candidatos que tentaram a reeleição. Até mesmo entre os eleitos, pode se observar que houve perda significativa de votos.
Nas eleições deste ano, Wagner foi para a urna com o nome Wagner do Sinjus, para reforçar a vinculação com o projeto de construir a representatividade política dos servidores.
Para o coordenador-geral do Sindicato, Alexandre Pires, “como primeiro suplente, o Wagner tem condições reais de assumir a cadeira logo no início da legislatura”. Isso ocorreria, por exemplo, se um dos três candidatos eleitos pelo PDT vier a ser convidado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) para compor sua administração. Outra hipótese é se um deles for eleito para algum cargo político em 2022, quando ocorrerão as eleições para presidente da República, governador, uma vaga de senador e deputados estaduais e federais.
Alexandre Pires avalia também que o resultado final representou uma vitória política no projeto de representação dos servidores. “Essa votação expressiva sinaliza que nossa categoria vem compreendendo a necessidade cada vez maior de termos um representante no Legislativo. E, se neste ano, tivemos um companheiro lutando por esse projeto no âmbito municipal, temos de nos mobilizar ainda mais nos próximos dois anos para ir com tudo para o Legislativo Estadual”.
Outro companheiro do SINJUS, o diretor de Formação e Política Sindical, Jonas Araújo, concorreu ao cargo de vereador no município de Contagem, não tendo sido eleito desta vez. O SINJUS-MG acredita que os servidores estão no caminho, haja vista os avanços registrados e a conjuntura política.
SINDICATO É PRA LUTAR!