Luta na ALMG

Votação do PL do RRF é adiada, mas PLC do Teto de Gastos é aprovado e já está pautado na CAP desta 4ªF.

terça-feira, 21/11/23 19:45 Dirigentes sindicais posam com bandeiras na ALMG. Estão presentes na foto o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues, a diretora Administrativa, Adriana Teodoro, e o diretor de Imprensa e Comunicação, Alexandre Gomes. Também estão na imagem os diretores Felipe Galego (Serjusmig) e Eduardo Rocha (Sindojus-MG).

Nesta terça-feira, dia 21 de novembro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi mais uma vez palco da luta dos servidores públicos contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Já no início da manhã, dirigentes do SINJUS-MG e colegas do Judiciário se juntaram a outras categorias para pressionar deputados membros das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), nas quais dois projetos referentes ao RRF estavam pautados.

Na sessão das 9h30 da CCJ, apesar dos protestos nas galerias e em outros espaços da ALMG, os deputados Arnaldo Silva (UNIÃO), Thiago Cota (PDT), Grego da Fundação (PMN) e João Magalhães (MDB) votaram a favor do PLC 38/2023, que é um desmembramento do projeto original do PL do RRF e que busca instituir um Teto de Gastos em Minas Gerais. Vale destacar que o Teto de Gastos é um pré-requisito para a adesão do estado ao atual modelo de RRF.

Por isso, os deputados da base do governador Romeu Zema (Novo) têm tanto interesse e estão empenhados em fazer tramitar o PLC 38/2023 de forma acelerada.  Como consequência, o texto já foi pautado para ser apreciado na Comissão de Administração Pública (CAP) desta quarta-feira, dia 22 de novembro, às 9h30. Diante desse contexto, o SINJUS convoca novamente os servidores do Judiciário para marcarem presença e se fazerem ouvir na ALMG.

“Os aliados do governador Romeu Zema não querem enfrentar o endividamento de Minas. Eles querem retirar direitos e precarizar o serviço público oferecido à população. Por isso eles seguem forçando a tramitação dos projetos referentes ao RRF, enquanto em Brasília já se avança em propostas com a União que de fato pretendem equalizar a dívida do estado sem prejudicar os servidores”, destaca o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires. (clique aqui e saiba mais)

Portanto, nesta quarta-feira, dia 22 de novembro, às 9h30, compareça ao Plenarinho II e venha participar da mobilização na sessão da CAP contra o PL do Teto de Gastos em Minas!

Oposição consegue adiar votação do PL do RRF para o dia 28

Na parte da tarde, começaram, na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), as discussões em torno do PL 1.202, que autoriza o estado de Minas a aderir ao RRF. Essa é a última comissão antes de a proposta seguir para votação em 1º turno no Plenário da ALMG.

Diante dos protestos dos servidores que acompanhavam na galeria e no espaço conhecido como “cafezinho” e também da atuação dos deputados de oposição, a votação foi obstruída e, após acordo entre os membros da Comissão, o presidente da FFO e relator da matéria, deputado Zé Guilherme (PP), anunciou a distribuição de seu parecer em avulso, marcando a apreciação do PL do RRF para o dia 28 de novembro, terça-feira.

“Servidoras e servidores, não podemos baixar a guarda. O Regime de Recuperação Fiscal é um grande risco para todas as categorias. Atualmente, estão tramitando dois projetos fundamentais para a pretensão de Zema de retirar direitos do funcionalismo: o PLC do Teto de Gastos, que é um pré-requisito para o RRF, e o próprio PL do RRF, que autoriza a adesão ao regime. Por isso, precisamos pressionar os deputados de cada comissão e em cada reunião em que eles forem pautados”, reforça o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Portanto, marque na agenda: nesta quarta-feira, dia 22 de novembro, compareça ao Plenarinho II da ALMG, às 9h30, para combater o PLC 38/2023 na CAP. Já na próxima semana, no dia 28, o compromisso será contra o PL de adesão ao RRF na FFO.

SÓ A LUTA TE GARANTE!

Notícias relacionadas

Mesa de reunião com o presidente Lula, estão presentes o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da ALMG, Tadeu Leite. Também estão na imagem os ministros Alexandre Silveira, Rui Costa e Fernando Haddad.
#NÃOAORRF PACHECO SE REÚNE COM LULA E APRESENTA NOVA PROPOSTA PARA QUITAR A DÍVIDA DE MINAS GERAIS terça-feira, 21/11/23 19:20 Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Leite (MDB), se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco