POLÍTICA PÚBLICA

VEREADORES PROPÕEM QUE DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA SEJA FERIADO EM BH

segunda-feira, 20/11/23 19:56 A imagem mostra um homem (Wagner Ferreira) e uma mulher (Iza Lourença) sentados à mesa lado a lado, o homem fala ao microfone em uma audiência na Câmara Municipal de BH. A mulher está vestindo uma camisa verde, é negra, de cabelos médios e cacheados, enquanto o homem está vestido com uma camisa azul, é negro e tem os cabelos grisalhos bem curtos.
FOTO: Bernardo Dias/CMBH

O feriado do Dia da Consciência Negra já é realidade em pelo menos 1.260 cidades brasileiras. Contudo, na capital mineira ainda não. O vereador Wagner Ferreira (PDT), que também é diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS-MG, e a vereadora Iza Lourença (PSOL), apresentaram à Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), no dia 16 de novembro, um projeto de lei para transformar a data em feriado na cidade.

De acordo com os vereadores, a instituição de datas comemorativas está fundamentada em um compromisso constitucional de dar efetividade ao direito à cultura. “Através dessas datas, há celebração de valores, tradições e marcos importantes. Isso ajuda a preservar e transmitir a herança cultural da sociedade, além de ser uma oportunidade para abordar questões sociais, ambientais e históricas, promovendo a conscientização e a ação positiva”, defendem.

A proposta apresentada pelos parlamentares não foi a primeira. Em 2019, o vereador Henrique Braga (PSDB) sugeriu a criação do Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra como feriado, porém, naquela ocasião, o Projeto de Lei (PL) 898/2019 foi rejeitado pela Comissão de Legislação e Justiça. De acordo com o parecer do relator Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), apenas a União teria competência para “legislar sobre trabalho”, já que o feriado “ocasiona reflexos nas relações trabalhistas”.

“A maioria dos ministros do STF entendeu que a competência não é privativa da União, mesmo que haja repercussão na esfera trabalhista, tendo em vista se tratar de tema de interesse local, o que não há dúvidas diante da composição da população de Belo Horizonte, com significante parcela negra e parda”, argumentou o vereador, Wagner Ferreira.

O Projeto de Lei 898/2019 foi arquivado sem ter sido encaminhado para avaliação por outras comissões, já que foi declarado como inconstitucional e ilegal. Já a iniciativa apresentada por Wagner e Iza aguarda a recepção pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belo Horizonte para, posteriormente, ser enviada às comissões.

Sobre a data

O Dia da Consciência Negra é mais do que uma celebração histórica, representa uma oportunidade para a sociedade refletir sobre a herança cultural, social e econômica da população negra. A data, celebrada em 20 de novembro no Brasil, também remonta à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão.

Fonte: SINJUS-MG com informações do Jornal O Tempo e da Itatiaia

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco