INCLUSÃO E CULTURA

VENHA COM O NPD DO SINJUS PARTICIPAR DO 4º FESTIVAL ACESSA BH PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

segunda-feira, 09/09/24 18:52 Arte de divulgação com fundo roxo destacando o tema "Inclusão e Cultura". No centro da imagem, há uma ilustração de uma pessoa em uma cadeira de rodas sorrindo e acenando. Ao redor, em círculos conectados por uma linha pontilhada, estão ícones de diferentes atividades culturais: um palco com cortinas, máscaras de teatro, e uma dançarina. No canto superior direito, o logo do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG.

O Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG convida todos os filiados e as filiadas a participarem das atividades do 4º Festival Acessa BH, um festival gratuito e multicultural voltado para a arte e cultura DEF. Para incentivar a participação, o NPD vai organizar grupos para acompanhar dois espetáculos especiais da programação: a peça teatral “Ilíada de Homero Cantos I e XX”, no dia 14 de setembro, e o show “LivreMente, A Corda em Si”, no dia 20 de setembro. Preencha o formulário no final desta página e garanta a sua vaga.

Para essas duas atividades, o SINJUS vai disponibilizar transporte da sua sede até o local dos espetáculos, além de uma equipe de apoio para acompanhar as filiadas e os filiados. Desse modo, os interessados deverão se deslocar por conta própria até a sede do (Av. João Pinheiro, número 39, sobreloja, bairro Centro, Belo Horizonte). A concentração dos grupos será às 19h15, e a saída para as atividades será às 19h30.

“Ambos os eventos são uma oportunidade muito importante para prestigiar o talento de artistas com deficiência ou de destaque no cenário nacional e também de valorizar iniciativas que promovem a inclusão e a diversidade em nossa sociedade. Estamos muito empolgados e convidamos a todos para participar junto com o SINJUS desses espetáculos imperdíveis que ajudam a celebrar o Setembro Verde, o Mês da Pessoa com Deficiência”, convoca o coordenador do NDP e diretor de Finanças do SINJUS, Alex Aguiar.

Sobre os espetáculos

Os dois espetáculos serão realizados em locais acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida e vão ter comunicação em Libras para pessoas com deficiência auditiva e audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Os eventos também são adaptados para pessoas com deficiência intelectual, e a classificação etária é de 12 anos.

Teatro: Ilíada de Homero Cantos I e XX

Em uma interpretação contemporânea da obra clássica “Ilíada” de Homero, os atores Daniel Dantas e Letícia Sabatella dão vida a dois momentos cruciais da Guerra de Troia. Sob a direção de Octavio Camargo, o Canto I, interpretado por Dantas, explora o conflito interno entre os gregos e suas motivações iniciais, enquanto o Canto XX, apresentado por Sabatella, traz o retorno triunfal do herói Aquiles ao campo de batalha.

Essa montagem é uma produção da Cia Ilíadahomero de Teatro, fundada em 1999 no Paraná, com o objetivo de encenar integralmente as obras de Homero e outras peças literárias de relevância universal. Ao longo de seus 25 anos, a companhia tem levado os cantos homéricos para diversos espaços no Brasil e a países como Portugal, Grécia e Alemanha, promovendo a cultura clássica de forma inclusiva e acessível.

A apresentação será realizada no Centro Cultural Unimed-BH Minas, no dia 14 de setembro, às 20h, seguida de um bate-papo com o público.

A imagem contém cinco ícones de acessibilidade, representando: Acessibilidade para cadeirantes (ícone de uma pessoa em cadeira de rodas em movimento). Acessibilidade em Libras (ícone de uma mão aberta e uma mão em "L"). Audiodescrição (ícone de "AD" com ondas de som). Acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual (símbolo de um laço infinito). Classificação indicativa de 12 anos (ícone com o número 12 em um fundo amarelo).

Música: LivreMente / A Corda em Si

O show “LivreMente / A Corda em Si” propõe uma experiência sensorial única pois o espetáculo é realizado na total escuridão, convidando o público a mergulhar na imaginação. O duo musical é formado por Mateus Costa (contrabaixista, compositor e arranjador) e Fernanda Rosa (cantora e compositora), ambos com deficiência visual.

Com a plateia de olhos vendados, cada movimento dos músicos no palco é acompanhado por audiodescrição, criando um ambiente acessível e inclusivo. A performance, marcada pela sonoridade intimista do contrabaixo acústico e da voz, passeia pela MPB contemporânea, oferecendo uma nova perspectiva sobre a música e a percepção sensorial.

O duo, que estreou em 2009 em Florianópolis, já lançou três álbuns, sendo o mais recente o DVD “LivreMente – Cego” (2018), e prepara o próximo trabalho, “As paredes têm ouvidos”. Venha viver uma experiência que transcende o som e o espaço, num espetáculo onde a imaginação é a protagonista. O show será no dia 20 de setembro, às 20h, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium.

A imagem contém cinco ícones de acessibilidade, representando: Acessibilidade para cadeirantes (ícone de uma pessoa em cadeira de rodas em movimento). Acessibilidade em Libras (ícone de uma mão aberta e uma mão em "L"). Audiodescrição (ícone de "AD" com ondas de som). Acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual (símbolo de um laço infinito). Classificação indicativa de 12 anos (ícone com o número 12 em um fundo amarelo).

Garanta a sua vaga!

Preencha o formulário abaixo e venha participar conosco dessas duas atividades. Aproveite e clique aqui para ficar por dentro da programação completa do 4º Festival Acessa BH, pois há atrações para todo o tipo de gosto.

Esta é uma excelente oportunidade para promover a inclusão, apoiar artistas com deficiência e desfrutar de eventos culturais de alta qualidade. Inscreva-se agora e garanta sua vaga!

Últimas notícias

ver mais
Vista lateral do Plenário da Câmara dos Deputados, há diversas fileiras de cadeiras pretas vazias, ao fundo há um grupo com muitas pessoas vestidas com trajes sociais, à frente deles está a mesa diretiva da Câmara. Conteúdo textual: NÃO AO RRF-Relator apresenta parecer favorável ao Propag e proposta avança na Câmara dos Deputados. NÃO AO RRF RELATOR APRESENTA PARECER FAVORÁVEL AO PROPAG E PROPOSTA AVANÇA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS segunda-feira, 02/12/24 18:56 FOTO: Mario Agra/Câmara dos Deputados O Projeto de Lei Complementar (PLP) 121/2024, que representa ...
CLASSIFICAÇÃO HOMOLOGADO RESULTADO DO EDITAL DE REMOÇÃO segunda-feira, 02/12/24 16:09 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
A imagem mostra a desembargadora Rosita Falcão sentada em um ambiente formal, com microfone à sua frente e um monitor em destaque. Ela tem cabelos pretos e usa um traje formal preto. No contexto, há o título: "Fenajud repudia declarações racistas da desembargadora Rosita Falcão sobre cotas raciais", destacando uma nota pública de repúdio sobre comentários racistas. NOTA PÚBLICA FENAJUD REPUDIA DECLARAÇÕES RACISTAS DA DESEMBARGADORA ROSITA FALCÃO SOBRE COTAS RACIAIS sexta-feira, 29/11/24 17:22 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco