ESPECIAL CONSCIÊNCIA NEGRA

VEJA AS SUGESTÕES DO SINJUS CULTURAL #22

sexta-feira, 20/11/20 17:32

O mês de novembro é marcado por discussões e atividades que inspiram a luta e a resistência do povo negro, que enfrenta o racismo e a desigualdade de oportunidades nas diversas esferas da sociedade. Por isso, nesta sexta-feira, 20 de novembro, data em que é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, o SINJUS Cultural traz dicas de conteúdos que orientam e nos fazem refletir sobre os desafios do enfrentamento ao racismo. Confira:

ESPECIAL (TV)

Falas Negras

Depoimentos de pessoas reais que combateram o racismo, a intolerância, a segregação racial, e lutaram pela liberdade e por justiça fazem parte de “Falas Negras”, o especial do Dia da Consciência Negra da Globo. Com direção de Lázaro Ramos e coordenação de Manuela Dias, 22 atores encarnam figuras históricas e contemporâneas entre elas Luís Gama (Flávio Bauraqui), Nelson Mandela (Bukassa Kabengele), Rosa Parks (Barbara Reis), Martin Luther King (Guilherme Silva), Muhammad Ali (Babu Santana), Angela Davis (Naruna Costa) e Marielle Franco (Taís Araújo).

O especial será transmitido às 23h pela Rede Globo.

FILME

O Ódio que Você Semeia

Baseado no livro de Angie Thomas, a ficção mostra outras vertentes do racismo estrutural. Após um policial balear o jovem negro Khalil Harris ao achar, erroneamente, que ele estava armado, a melhor amiga do rapaz e única testemunha do ocorrido, Starr, é coagida a não prestar depoimento no tribunal. Apesar de uma produção adolescente, o filme não se torna menos real ao explorar a pressão por um posicionamento e o medo que persegue os negros em todos os ambientes sociais.

O filme está disponível no Telecine Play e pode ser alugado no Youtube.

LIVRO

O perigo de uma história única

É propondo a ideia de diversificarmos as fontes do conhecimento e sermos cautelosos ao ouvir somente uma versão da história, que Chimamanda Ngozi Adichie constrói a palestra que foi adaptada para livro. “O perigo de uma história única” é uma versão da primeira fala feita por Chimamanda no programa TED Talk, em 2009. Dez anos depois, o vídeo é um dos mais acessados da plataforma, com cerca de 18 milhões de visualizações. Chimamanda, que nasceu em Enugu, Nigéria, é uma autora premiada, cujas escritas abordam questões étnicas, de gênero e de pertencimento. Seus trabalhos estão diretamente conectados a seu país de origem, abrangendo diferentes vivências e resultando em conceitos acerca de sua nação.

O livro está à venda com preços a partir de R$ 17,90.

Se você também tem boas dicas, envie suas sugestões para nós pelo e-mail [email protected]. Sua indicação poderá ser publicada nas próximas edições desta coluna.

Os atendimentos do SINJUS estão sendo oferecidos pelos meios virtuais. Para envio de denúncias sobre as condições de trabalho no TJMG, além de sugestões e solicitações, envie um e-mail para [email protected]. Não deixe de seguir também as páginas do seu Sindicato no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Notícias relacionadas

#QUARENTENACOMSINJUS SINJUS CULTURAL #20, ESPECIAL CONSCIÊNCIA NEGRA sexta-feira, 06/11/20 17:53 No próximo dia 20 de novembro, será comemorado o Dia da Consciência Negra, uma data de luta contra preconceitos e desigualdades. Por isso, esta edição especial do SINJUS Cultural traz sugestões de conteúdos que abordam temas como racismo, liberdade, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco