UNIMED DISPONIBILIZA CONSULTA ONLINE PARA CORONAVÍRUS
sexta-feira, 20/03/20 16:24Neste momento, adotar atitudes responsáveis é fundamental para diminuir a proliferação do novo coronavírus (Covid-19). A principal recomendação das autoridades sanitárias e do Ministério da Saúde é de ficar em casa, evitando o contato com demais pessoas, inclusive em hospitais. Por isso, a Unimed-BH, parceira do SINJUS-MG, lançou uma série de serviços para atender os seus clientes, como a consulta online e o telemonitoramento.
Para diminuir o risco de contaminação e evitar o aumento do tempo de espera dos atendimentos urgentes, os clientes da Unimed que estiverem com sintomas de gripe devem, primeiro, fazer a consulta online pelo site www.unimedbh.com.br/coronavirus. Na plataforma, o paciente irá responder algumas perguntas sobre os sintomas que apresenta, bem como sobre o histórico de viagens ou contato com casos suspeitos e confirmados. Em seguida, se for o caso, ele será direcionado para o agendamento.
O procedimento está alinhado com o protocolo do Ministério da Saúde. Por isso, o SINJUS solicita aos filiados que aderiram algum dos planos de saúde do nosso convênio com a Unimed-BH que sigam as orientações da operadora, evitando os prontos atendimentos. “É um momento crítico, mas não podemos nos desesperar. Precisamos seguir as instruções dos profissionais e dos gestores da área da saúde”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Wagner Ferreira.
A recomendação é de que pessoas com sintomas genéricos da gripe permaneçam em isolamento em suas casas por cerca de 14 dias. Também devem ficar em isolamento as pessoas que dividem o domicílio com um possível infectado, mesmo que não estejam apresentando os sintomas. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, solicitou ainda que os idosos não saiam de casa, alertando que a recomendação poderá virar uma determinação caso a conduta não seja adotada. Vale destacar que países como Itália, Espanha e Argentina já adotaram medidas que restringem a circulação de pessoas em ruas e locais públicos.
Para clientes com suspeita da doença que estão em isolamento domiciliar, a Unimed-BH está oferecendo o telemonitoramento diário. O serviço funciona da seguinte maneira: após o diagnóstico da suspeita, o paciente que está isolado em casa é acompanhado diariamente durante os 14 dias de quarentena, identificando se houve piora ou melhora do estado de saúde. Em caso de piora dos sintomas, a equipe orienta o paciente sobre o melhor percurso assistencial.
“Como cooperativa médica, temos o compromisso de zelar pela saúde tanto dos nossos clientes, quanto dos nossos médicos cooperados e das equipes. Diante do aumento do número de casos, as principais medidas que temos adotado são para retardar e prevenir o contágio da doença. O isolamento social é fundamental neste momento”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.
Além da consulta online, no site www.unimedbh.com.br/coronavirus você também encontra informações sobre formas de prevenção, sintomas mais comuns, como é feito o diagnóstico e como é o tratamento do coronavírus.