Turismo de experiência e pautas da categoria são destaque na reunião do NAP
quinta-feira, 24/11/22 07:16Quem participou da reunião do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG ocorrida na última segunda-feira, dia 21 de novembro, teve a oportunidade de conhecer e se encantar com uma nova forma de viajar, conhecer e vivenciar novos lugares e roteiros: o turismo de experiência.
Trata-se de um outro jeito de explorar o potencial que uma viagem a passeio pode proporcionar, com roteiros únicos, capazes de proporcionar vivências que vão marcar para sempre a lembrança dos viajantes.
O conceito foi apresentado pelo diretor da agência Esperanza Tour e Eventos, Marcos Haddad, o mais novo convênio firmado pelo SINJUS para atender aos filiados e às filiadas. Conforme explicou o diretor de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Alex Aguiar, a parceria assegura desconto de 5% sobre os serviços de viagens e eventos culturais organizados pela agência.
“O turismo de experiência valoriza a individualidade do viajante. Tem a ver com a maneira única do turista conhecer novos lugares, fazendo lembranças para guardar por toda a vida”, afirmou Marcos Haddad, que apresentou aos presentes uma visão geral de como funcionam os passeios organizados pela Esperanza.
Pacotes e passeios
A agência, fundada em 2017, é especializada em roteiros de turismo de experiência para a terceira idade. Além das cidades históricas, grutas e estâncias hidrominerais em Minas Gerais, a empresa organiza também viagens para outros Estados, principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
Os pacotes incluem transporte em ônibus, micro-ônibus ou van (variando conforme a demanda), refeições em restaurantes de comidas típicas e hospedagem em hotéis de qualidade. As viagens contam ainda com uma equipe de guias especializados que acompanham os grupos durante todas as excursões.
“Somos especialistas em eventos culturais e também realizamos eventos personalizados. Estamos nos especializando em roteiros gastronômicos e alguns pacotes já foram realizados dentro de Minas e estamos preparando outros para fora do estado”, disse.
Na apresentação, Haddad exibiu slides com registros de dezenas de passeios já organizados pela Esperanza dentro do conceito do turismo de experiência. Alguns casos: Poços de Caldas com visita à Vinícola, Vesperata de Diamantina, Cordisburgo com Gruta de Maquiné e Museu Guimarães Rosa, Serra da Piedade com Sabará e Conservatória com Hotel Fazenda Florença, além de passeios em destinos como Belo Vale, Bichinho, Tiradentes, São João Del Rei e tantos outros.
Uma das experiências narradas por Haddad foi o Roteiro Revivendo o Clube da Esquina, no qual os participantes visitaram pontos centrais da carreira de Milton Nascimento em Belo Horizonte. O passeio aconteceu um dia antes do show “A Última Sessão de Música”, que marcou a despedida do artista dos palcos, no dia 13 de novembro.
Data-Base
Além de conhecer tudo sobre o turismo de experiência, os presentes à reunião do NAP tiveram ainda a oportunidade de se atualizarem sobre as lutas atuais dos servidores com o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires. O foco principal foi a Data-Base 2022 e o Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
Em relação à Data-Base 2022, conforme tem publicado o SINJUS em suas mídias, a atenção está voltada para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). É que o Projeto de Lei 4.037/2022, que trata da matéria, precisa ser votado pelo Plenário para entrar em vigor, após a tramitação de praxe nas comissões.
O Plenário está atualmente com a pauta trancada por conta do pedido de urgência que o governo fez para que a Casa vote o PL 1.202/2019, que autoriza o Estado de Minas Gerais a aderir ao RRF. Como se sabe, os deputados têm resistido votar o RRF, tamanho o dano que a medida traz para o Estado, a população mineira e especialmente aos servidores públicos.
Entretanto, como informou Alexandre Pires na reunião, a expectativa de desobstrução da pauta ganhou força nos últimos dias. É que o governo admitiu que, para possibilitar a votação do Orçamento 2023 e outras matérias de seu interesse, pode vir a retirar, a qualquer momento, o pedido de urgência que recai sobre o PL do RRF.
Esse movimento liberaria o Plenário para votar a Data-Base 2022, mas é preciso que a tramitação da matéria nas comissões ganhe celeridade a ponto de aproveitar a “janela”: há o risco de o governo retornar com o pedido de urgência sobre o PL do RRF tão logo as pautas de seu interesse sejam votadas, trancando novamente o Plenário.
Atualmente, o PL 4.037/2022 está parado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), à espera da nomeação do seu relator. Para seguir em frente e chegar ao Plenário, o PL ainda precisa passar por outras duas comissões: Administração Pública (CAP) e Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).
“Estamos em contato com os parlamentares no sentido de dar celeridade à tramitação da matéria. Como sabemos, o primeiro passo é a CCJ designar o relator e agendar a sessão para apreciação da Data-Base. Depois, garantir a aprovação nas demais comissões e pelo Plenário”, relatou Alexandre Pires.
Por isso, é necessário seguir pressionando os deputados para que o PL da Data-Base avance na sua tramitação. Veja nesta matéria como ajudar na pressão sobre a CCJ.
Sorteio
A reunião do NAP foi encerrada com o sorteio, entre todos os presentes, de um ingresso para o evento “Noite de Serenatas com Lívia Itaborahy”. A felizarda foi a associada Clementina Francisca da Costa. O evento será no dia 6 de dezembro, às 19h30, no Bar da Esquina (Rua Sergipe, 146, Centro), e trará canções de amor das décadas de 40, 50, 60 e 70.
Quem desejar mais informações sobre o turismo de experiência, sobre a Esperanza Tour e Eventos ou mesmo sobre a apresentação “Noites de Serenatas”, basta entrar em contato com Marcos Haddad, pelo telefone: (31) 99108-7063.