ALERTA

TJMG SUSPENDE EXPEDIENTE EM COMARCAS NA ONDA ROXA

quinta-feira, 04/03/21 08:05

Diante da evolução da pandemia da Covid-19 no Estado, que resultou na decisão do governo de Minas Gerais de criar a onda roxa – a mais restritiva do “Plano Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Portaria Conjunta nº 1.148/PR/2021, determina a suspensão do expediente forense das comarcas incluídas neste novo grau de risco a partir desta sexta-feira, 5 de março.

Com a medida anunciada pelo governador Romeu Zema, duas regiões de Minas: o Triângulo Norte e Noroeste, passarão para a onda roxa. Entre as cidades atingidas estão Monte Carmelo, Uberlândia, Araguari e Patrocínio, situadas no Triângulo Norte, e Patos de Minas e Unaí, no Noroeste do Estado.

Em razão da suspensão do expediente, os prazos processuais serão restituídos por tempo igual ao que faltava para sua complementação, no primeiro dia útil seguinte ao término do período de suspensão.

Conforme a referida Portaria, durante a suspensão do expediente o plantão funcionará apenas nas comarcas-sede da microrregião, devendo ser afixado, nas demais comarcas, quadro informativo contendo os telefones dos juízes de direito e dos servidores plantonistas, para contato em caso de necessidade.

A atualização da lista, com as comarcas que integram o rol de municípios classificados como “ Grau de Risco Verde e Amarelo” e “Grau de Risco vermelho”, será divulgada em Portaria a ser disponibilizada no Diário Judicial Eletrônico (DJe) nesta quinta-feira, 4 de março.

Belo Horizonte

As taxas de ocupação de leitos de UTI específicos para a Covid-19 continuam em nível de alerta na capital mineira. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na quarta-feira, 3 de março, o índice está em 75%. A taxa se manteve em vermelho e pelo quarto balanço seguido ficou acima dos 70%, que é considerado crítico pela escala de risco. O número médio de transmissão por infectado (RT) também continua em estado de alerta máximo. O índice está no nível vermelho, em 1,20. Essa é a maior taxa de transmissão por infectados desde maio. Há uma semana, esse índice estava em 0,94, no patamar verde de risco. Já a taxa de ocupação de leitos de enfermaria está em 59,4%, em nível amarelo.

A Prefeitura informou que, por enquanto, vai manter o funcionamento da cidade do jeito que está, ou seja, o funcionamento do comércio não sofrerá mudanças. Porém, caso os indicadores não melhorem na próxima semana, novas restrições podem acontecer. Apesar de manter o funcionamento das atividades, as fiscalizações serão reforçadas em Belo Horizonte.

Esse cenário na capital preocupa o SINJUS-MG. O Sindicato tem acompanhado de perto as medidas de segurança para proteger a saúde das servidoras e dos servidores durante a pandemia. Além de monitorar os registros de casos e mortes pela doença no âmbito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), a entidade continua cobrando o mediato retorno das servidoras e dos servidores ao regime de teletrabalho.

No entendimento do SINJUS essa seria a medida ideal para preservar a saúde da categoria. Desde dezembro, a entidade tem solicitado que o TJMG e o TJMMG atendam à solicitação, retornando com o formato realizado durante o Plantão Extraordinário. Essa, assim como outras reivindicações anteriores, têm o objetivo de minimizar os riscos para os servidores e demais trabalhadores da cidade.

Denúncias 

Os servidores que tiverem conhecimento de alguma situação irregular em relação às condições e à estrutura de trabalho durante este período podem e devem denunciar. Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.

Fonte: SINJUS-MG com informações da Ascom/TJMG

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco