TJMG PUBLICA APONTAMENTO DE VAGAS E CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR DA PV 2020
quinta-feira, 31/03/22 12:30O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) desta quinta-feira, dia 31 de março, o apontamento de vagas para a Promoção Vertical 2020, assim como a classificação preliminar dos inscritos. Confira a lista aqui.
De acordo com o edital, os candidatos têm o prazo de dez dias corridos para interpor pedido de reconsideração à Comissão Examinadora da Promoção Vertical (Comprove). Esse prazo começa a ser contado no primeiro dia útil após a data da publicação, ou seja, dia 1º de abril, encerrando-se portanto no dia 11 de abril (segunda-feira). Na sequência, aqueles que não obtiverem provimento em seus pedidos de reconsideração poderão interpor recurso para o 2⁰ vice-presidente, também no prazo de dez dias a contar da publicação das decisões da Comprove.
Ao todo foram disponibilizadas 1748 vagas para 2182 servidores das 1ª e 2ª Instâncias do Judiciário mineiro. Entretanto, a política de limite de vagas na PV, imposta pelo TJMG provocou, mais uma vez, a ausência de vagas suficientes em algumas classes. Entre os exemplos podemos citar os oficiais que concorrem à segunda promoção, Classe C pra B: foram ofertadas 161 vagas para 337 candidatos – menos de 50% de promovidos. Entre os analistas, mesmo disponibilizadas 108 vagas para 167 candidatos, nitidamente a nota de corte para aprovação ficou em patamar alto: 94,17863.
“Mais uma vez, fica claro que o limite de vagas impede promoções. Tivemos servidores que investiram bastante em qualificação mas, mesmo assim, ficaram de fora da PV, principalmente na transição para a Classe B. O ideal e o justo é que todos possam ser aprovados.”, explica o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.
Em 2019, a pressão dos servidores do Judiciário mineiro e a luta dos Sindicatos garantiu um avanço diante da ameaça de congelamento imediato das carreiras proposto pelo Tribunal. “Foi incorporada ao Projeto de Lei que previa a Unificação das carreiras, uma emenda que construímos em conjunto com deputados aliados. Ela abriu a possibilidade de incremento de vagas em 50%. Foi um avanço importante, mas a PV 2020 mostrou a necessidade da participação dos sindicatos na decisão em utilizar essa possibilidade de incremento nas promoções mais concorridas”, explica o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.
PV 2021
A publicação do resultado do certame abre caminho para o início das inscrições para a PV 2021. O edital foi publicado em agosto de 2021, mas era preciso aguardar a classificação preliminar do pleito de 2020. Segundo cronograma anunciado pelo próprio TJ, as inscrições de 2021 serão abertas em maio, e os filiados do SINJUS-MG terão auxílio do nosso time de especialistas no plantão da PV.
SINDICATO É PRA LUTAR!