NOVAS CÂMARAS

TJMG propõe 10 novos cargos de desembargador

segunda-feira, 14/12/20 18:29

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) pretende criar dez novos cargos de desembargador na estrutura do órgão e, com isso, viabilizar a implantação de duas novas Câmaras especializadas no âmbito da Justiça de Segunda Instância. O incremento se daria a partir da extinção de igual número de juízes de Direito Substituto de Segundo Grau, criados por lei complementar em 2016, mas ainda hoje sem provimento.

A medida foi aprovada em sessão do Órgão Especial do TJMG no dia 25 de novembro e recebida pelo plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no dia 1º deste mês sob a forma do Projeto de Lei Complementar 47/2020. Para ser aprovado, o PLC 47 precisa passar por dois turnos de votação, após tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na Comissão de Administração Pública (CAP) e Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO).

Na justificativa do projeto, o TJMG argumenta que os novos cargos de desembargador criados não provocariam qualquer impacto financeiro na folha de pagamento do órgão uma vez que possuiriam a mesma correspondência dos cargos de juízes a serem extintos.

A medida, ainda de acordo com a justificativa da Administração, se faz necessária em função do crescente volume processual concentrado na Segunda Instância. “O incremento do número de cargos é indispensável na atual conjuntura em que se encontra o Poder Judiciário nacional, caracterizada por significativo e contínuo aumento do número de processos que aportam, sobretudo, no segundo grau de jurisdição, tanto na área cível quanto na criminal, com relevância para a imensa quantidade de recursos envolvendo matérias repetitivas”, cita o TJMG.

De acordo com o TJMG, as duas novas Câmaras a serem criadas atendem ainda a recomendações e metas nacionais traçadas pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), à medida em que se voltam à especialização de unidade judiciária nos tribunais para o julgamento de matérias que mereçam interesse exclusivo. “A adoção da medida contribuirá, sem dúvida, para a redução do resíduo anual de processos, propiciando, ademais, uma resposta mais rápida e eficiente à sociedade, ao assegurar uma adequada prestação jurisdicional”, defende o TJMG.

APOIO AOS NOVOS DESEMBARGADORES

Em outro projeto de lei enviado ao Legislativo (PL 2308/2020), o TJMG estabelece a criação de 40 cargos de assessor judiciário, sendo 30 de recrutamento amplo e 10 de recrutamento limitado. Cria ainda 20 cargos de assistente judiciário de recrutamento amplo e 2 cargos de gerente de cartório e 2 de escrevente, sendo estes quatro de recrutamento limitado. Estes cargos visam dar apoio aos gabinetes dos futuros desembargadores e aos dois novos cartórios que serão criados. Para criação desses cargos, o tribunal pretende extinguir 368 cargos efetivos vagos de oficial judiciário, como detalha o SINJUS nesta matéria.

Notícias relacionadas

URGENTE PL REDUZ VAGAS NA PROMOÇÃO VERTICAL segunda-feira, 14/12/20 18:18 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) enviou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei nº 2.308/2020 que vai extinguir 368 cargos efetivos de Oficial Judiciário. A proposta vai impactar diretamente a carreira dos atuais servidores ocupantes deste cargo, pois também irá reduzir o número de vagas ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco