ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO

TJMG PERDE PRAZO DO CNJ PARA IMPLANTAR COMISSÃO

quinta-feira, 14/01/21 16:52

Encerrou no dia 11 de janeiro deste ano o prazo para que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) implantasse a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual dentro do Órgão. A determinação veio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução n. 351/2020, publicada em outubro passado. Infelizmente, o TJMG ainda não cumpriu a norma e, por isso, esta semana foi cobrado pelo SINJUS-MG (veja ofício) e pelo próprio CNJ, por meio do gabinete da conselheira Tânia Regina Silva Reckziegel, coordenadora do Comitê Nacional de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual e da Discriminação no Poder Judiciário.  

De acordo com o CNJ, a nova comissão a ser implantada no TJMG deve ter um caráter mais amplo, tratando não apenas do assédio moral no trabalho, como ocorria em comissões anteriores, mas também do assédio sexual e da discriminação no ambiente laboral, inclusive no que se refere aos trabalhadores terceirizados, colaboradores e estagiários do Poder Judiciário.

Chega de relações covardes!

“Vamos fiscalizar bem de perto a aplicação dessa e de outras medidas que garantam o exercício dos direitos humanos no Judiciário. Esse é o foco do presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, e hoje, mais do que nunca, está claro que todos devemos agir com respeito, equidade e humanidade. Estamos diante de uma orientação para todo o Judiciário. É inaceitável que nas instituições de Justiça ainda tenhamos de lidar com essas relações covardes”, afirmou a conselheira do CNJ Tânia Reckizegel, que também é membro do Observatório dos Direitos Humanos no Poder Judiciário.

Representação sindical

A Resolução n. 351/2020 é clara quanto aos membros da nova comissão. Ela deve ser composta de um servidor indicado pela entidade sindical representante de cada categoria e um servidor eleito em votação direta entre os servidores efetivos do quadro, a partir de lista de inscrição.

E é exatamente em razão da presença de um representante sindical na nova comissão que Tânia Reckziegel acredita na efetividade da Resolução 351. Para a conselheira, essa reconfiguração nos tribunais de todo o país vai garantir que a denúncia seja feita e que a pessoa busque reparação do conflito internamente, já que “haverá representantes de todos os trabalhadores da Justiça nas comissões”, conforme reiterado pelo CNJ esta semana.

O CNJ defende, ainda, que a política de enfrentamento ao assédio e à discriminação determina a abertura de canal de escuta e de acolhimento nos tribunais, e o SINJUS continuará lutando reiteradamente para que esse canal volte a existir no TJMG.

Em alta!

Já anunciaram a criação das Comissões: o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15). Outros, a exemplo do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) e do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10), noticiaram a realização de procedimentos internos para o devido cumprimento da Resolução. 

Em baixa!

O SINJUS aguarda informações do TJMG o mais brevemente possível e continuará cobrando que Minas Gerais não fique para trás, uma vez que, nas primeiras semanas de fevereiro, ocorrerá o primeiro encontro do Comitê Nacional do CNJ para debater o funcionamento das comissões nos estados. Como representante dos servidores da 2ª Instância, o Sindicato indicou, no documento, o coordenador-geral Alexandre Pires para compor a nova comissão. O TJMG tem o prazo de 20 dias, de acordo com a Lei de Acesso à Informação, a partir do recebimento do ofício do SINJUS, para prestar esclarecimentos.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Notícias relacionadas

RESOLUÇÃO CNJ CRIA POLÍTICA CONTRA O ASSÉDIO NO JUDICIÁRIO quinta-feira, 22/10/20 17:38 O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade resolução que institui no Poder Judiciário a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação. A resolução vai se aplicar a todas ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco