Respeito e Cidadania

TJMG instala Cejusc voltado para indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais

terça-feira, 04/04/23 17:32 Imagem Acessível: Desembargadora Shirley Fenzi Bertão, presidente em exercício Ana Paula Nannetti Caixeta e o juiz auxiliar da 3ª vice-presidência, Marcus Vinícius Mendes do Valle.

A presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, conduziu nesta terça-feira (4/4) a cerimônia de instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Povos e Comunidades Tradicionais. 

Durante a solenidade, também foi assinada a Portaria Conjunta n. 6.106/2023, que designa a composição dos membros do novo Cejusc: a própria presidente em exercício e 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, como coordenadora; a desembargadora Shirley Fenzi Bertão, como coordenadora adjunta; e o juiz auxiliar da 3ª vice-presidência, Marcus Vinícius Mendes do Valle. O restante da composição será formado por juízes-adjuntos devidamente capacitados, se necessário; servidores, conciliadores e mediadores; e estagiários e voluntários.

Sediado na Comarca de Belo Horizonte, o novo Cejusc terá a competência em todo o estado de Minas Gerais para a conciliação e a mediação, pré-processual e processual, e para o tratamento de questões que envolvam o direito dos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades originárias no âmbito da Justiça de primeiro e segundo graus do TJMG, conforme a Portaria Conjunta da Presidência 1.457, de 2023, assinada em 27 de março.

A presidente em exercício Ana Paula Nannetti Caixeta reforçou, com a medida, o Tribunal intensifica o seu olhar mediador e de cidadania para os povos tradicionais. “O TJMG vem se empenhando no atendimento aos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos há muitos anos, por meio de magistrados e magistradas que estão nas comarcas onde as comunidades tradicionais estão situadas. Nesse momento, entendemos, por bem, criar um mecanismo de facilitação desse acesso à Justiça pelos povos tradicionais. Temos a expectativa de um trabalho conjunto com antropólogos, sociólogos, professores, magistrados, servidores, promotores de justiça, defensores, advogados e sociedade civil para que esses povos tradicionais não sejam alijados da modernidade, do acesso à Justiça, da dignidade e do princípio constitucional da cidadania”, disse. 

A desembargadora Shirley Fenzi Bertão celebrou a instalação do novo Cejusc e disse que é uma iniciativa pioneira entre os tribunais. “Este é um marco para a Justiça brasileira. Existe uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que os tribunais se sensibilizem com essas questões. Até a Constituição de 1988, os indígenas eram tutelados. Hoje, eles têm voz, direitos, mas que às vezes são suprimidos por falta de acesso à Justiça. Este Cejusc possibilitará uma maior interação com os indígenas, quilombolas e demais comunidades”, afirmou. 

Segundo o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, a iniciativa garante maior protagonismo para os povos em questão. “A instalação do Cejusc Povos e Comunidades Tradicionais reflete a preocupação do nosso Tribunal de Justiça com a inserção desses atores como verdadeiros sujeitos de seus direitos. Por se encontrarem, em muitos casos, à margem do conjunto de usuários dos serviços judiciais, terão no novo Cejusc a chance concreta de exercerem a cidadania em sua plenitude, contando com o olhar diferenciado do Judiciário, em respeito às suas crenças e cultura. O campo de abrangência dessa relevante iniciativa será amplo e abrangerá desde os negócios jurídicos celebrados até as causas de família”, reiterou.

Presenças 

Também participaram da cerimônia os desembargadores Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; Paulo Calmon Nogueira da Gama; Alexandre Quintino Santiago; Marco Aurélio Ferrara Marcolino; Francisco Kupidlowski; Dídimo Inocêncio de Paula; as desembargadoras Maria Lúcia Cabral Caruso; Alice de Souza Birchal; Maria Inês Rodrigues de Souza; Maria Aparecida Grossi; Maria das Graças Rocha Santos e Maria Luiza Santana Assunção; as juízas auxiliares da Presidência, Marcela Maria Pereira Amaral Novais e Raquel Gomes Barbosa; o juiz auxiliar da 3ª vice-presidência, Marcus Vinícius Mendes do Valle; a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral, Mariana de Lima Andrade; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; a juíza Lívia Borba; o juiz Auro Aparecido Maia de Andrade; o juiz Carlos Roberto Loiola; e a juíza Roberta Chaves Soares.

 Fontes: Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco