EDITAL 1/2022

TJMG HOMOLOGA CONCURSO PÚBLICO APÓS INTENSA LUTA SINDICAL

sexta-feira, 30/08/24 16:33

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou na edição desta sexta-feira, 30 de agosto, do Diário do Judiciário eletrônico (DJe), a homologação do concurso público regido pelo Edital 1/2022, que tinha sido apreciada no Órgão Especial (OE) na quarta-feira, 28 de agosto. Esse avanço significativo só foi possível graças à incansável luta dos Sindicatos, SINJUS-MG, Serjusmig e Sindojus/MG.

Foram dois anos de impasses, intervenções judiciais e negociações. O concurso, que teve as provas realizadas em dezembro de 2022, ficou paralisado por quase dois anos devido a um impasse relacionado à classificação dos candidatos. O problema surgiu com a implementação de cotas para negros e pessoas com deficiência, que, segundo alguns candidatos, não estavam sendo respeitadas de forma justa. 

Em agosto de 2023, após um conjunto de candidatos solicitar a anulação do edital de retificação que alterava a lista de classificação, a disputa se intensificou. O SINJUS-MG, juntamente com as outras entidades, apresentou um conjunto de alternativas para manter o concurso em andamento, evitando sua anulação, que seria um grande prejuízo para todos os envolvidos.

O impasse acabou resultando na abertura de novo Procedimentos de Controle Administrativo (PCA) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contestando a distribuição das vagas e a classificação dos candidatos. Em fevereiro de 2024, representantes das entidades participaram de uma audiência de conciliação no CNJ e apresentaram uma proposta para o problema. A solução sugerida foi a adoção do critério de regionalização com base na ordem alfabética das comarcas para definir as vagas destinadas às cotas.

A proposta foi bem recebida pelo CNJ e pelo TJMG, culminando em um acordo para a homologação parcial do concurso. No entanto, a espera pela homologação ainda se estendeu por meses, gerando consequências.

“A homologação marca o fim de um período que afetou não apenas os candidatos aprovados, mas também os servidores do TJMG, que sofreram com a sobrecarga de trabalho em meio ao déficit de pessoal. Agora, com o concurso homologado, a luta continua para que os novos servidores sejam nomeados”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

O SINJUS-MG vai continuar acompanhando de perto as etapas seguintes, garantindo que as nomeações ocorram de forma ágil e justa. 

“A luta sindical mostrou, mais uma vez, a importância da união dos trabalhadores. A solução apresentada pelos Sindicatos não só faz justiça aos candidatos que dedicaram tanto tempo e esforço, mas também contribui para a melhoria das condições de trabalho no Judiciário mineiro e para a eficiência na prestação jurisdicional à sociedade”, afirma Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS.

Acompanhe as próximas etapas do processo e outras notícias de interesse nas mídias do SINJUS-MG. 

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
CRONOGRAMA SINDICATOS COBRAM DO TJ PAGAMENTO DOS RETROATIVOS DA DATA-BASE 2023 E PLANTÕES terça-feira, 14/01/25 14:05 O SINJUS-MG e o SERJUSMIG protocolaram um ofício conjunto, nesta segunda-feira, dia 13 de ...
A imagem apresenta uma folha de papel com um checklist. No topo, a palavra "PROPAG" está escrita em letras grandes e verdes, e ao lado, um quadrado marcado com um "check" verde, indicando aprovação. À direita, há um marcador de texto verde, sugerindo destaque ou confirmação. A mensagem enfatiza que o presidente sancionou o projeto "PROPAG", com o SINJUS reforçando sua atuação para garantir a adesão do estado de Minas Gerais (MG). O fundo neutro ajuda a destacar a cor verde e o conteúdo textual. VITÓRIA SINDICAL LULA SANCIONA PROPAG; SINJUS INTENSIFICA PRESSÃO PARA GARANTIR A ADESÃO DE MG terça-feira, 14/01/25 12:11 Nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da ...
A imagem mostra o edifício do TJMG. Em frente ao prédio, há um documento parcialmente dobrado em destaque, contendo os logotipos dos sindicatos SERJUSMIG e SINJUS-MG, além de texto formal que informa o envio de um ofício solicitando o reajuste de auxílios e verbas indenizatórias. PAUTAS DA CATEGORIA SINDICATOS ENVIAM OFÍCIO AO TJMG POR REAJUSTE DE AUXÍLIOS E VERBAS INDENIZATÓRIAS sexta-feira, 10/01/25 18:57 Na luta para garantir os direitos das servidoras e dos servidores, o SINJUS-MG e ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco