INCLUSÃO

TJMG FACILITA ACESSO DE DEFICIENTES VISUAIS AO SEI

sexta-feira, 01/04/22 16:10 #ImagemAcessível: Foto de uma mulher deficiente visual (mulher de pele clara, cabelos pretos e presos em um rabo de cavalo, usando blusa azul e fone de ouvidos no pescoço) utilizando um computador adaptado.

Foto: Depositphotos

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais adotou, como um de seus métodos para a formação da equipe de trabalho, vídeos de treinamento para movimentação de processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) voltados para pessoas portadoras de deficiência visual. O SEI permite a gestão e o processamento eletrônico de documentos, expedientes e processos administrativos sem a utilização de papel.

A juíza auxiliar da Presidência Rosemere das Graças Couto considera que, “com o avanço da tecnologia, é importante se preocupar com a inclusão social dos servidores e colaboradores, garantindo o acesso às informações de uso dos sistemas administrativos do Tribunal de Justiça em Minas Gerais”.

A magistrada destaca que a acessibilidade digital tem como finalidade a preparação dos usuários para o avanço tecnológico e para a gestão do SEI. “O objetivo é que todos, com ou sem deficiência, sejam acolhidos”, afirmou.

“O passo a passo virtual amplia a acessibilidade ao sistema, buscando romper barreiras enfrentadas por esses usuários e promovendo oportunidades de atualizar o conhecimento da ferramenta aos deficientes visuais e auditivos do TJMG”, ressaltou a magistrada.

Acessibilidade

Os vídeos apresentam cursos gravados da versão 4.0 do SEI nos estúdios da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), ministrados pela servidora Ana Paula Oliveira.

Segundo a servidora, o material detalha inúmeras funcionalidades do SEI, entre elas, como iniciar um processo, como criar documentos internos, como anexar esses documentos e como gerar arquivos em PDF.

Ana Paula, que tem deficiência visual, disse que os treinamentos anteriores eram focados na apresentação de ícones gráficos com a necessidade da utilização do mouse para executar alguma tarefa. “Ícones impossíveis de serem acessados por pessoas como eu”, frisou.

Daí a necessidade de criar um treinamento específico para pessoas que utilizam programas com leitores de tela como o Jaws. “É uma tecnologia assistiva que permite a leitura de tudo o que está na tela do computador”, explica.

Ana Paula afirmou que, por meio do uso do teclado, é possível chegar às mesmas funcionalidades dos ícones gráficos. “Esse treinamento é muito importante porque o TJMG tem um número significativo de pessoas com deficiência visual, e elas, tendo à sua disposição uma tecnologia assistiva, mais o treinamento adequado, conseguem trabalhar em igualdade de condições com seus pares”, ressaltou.

A servidora acrescentou que outro aspecto que assume relevância é o fato de uma deficiente visual ministrar um curso voltado para seus pares. “É a instituição dando espaço para uma pessoa com deficiência mostrar seu valor, mostrar que ela tem conhecimento e pode ministrar um curso, assim como outras pessoas.”

Fonte: TJMG

Notícias relacionadas

Arte para evento de aniversário de 4 anos do Núcleo da Pessoa com Deficiência do SINJUS (NPD). Sobre um fundo verde há uma textura com diversos pictogramas com variadas deficiências (motora, auditiva, visual... ). Há duas convidadas que participarão do evento: do lado esquerdo está uma mulher branca sorridente, de cabelos lisos, castanhos e curtos, com camisa colorida (Fatine Oliveira); do lado direito está uma mulher branca, loira de cabelos lisos e corte médio, ela veste uma regata de alças finas e sorri (Sônia Aparecida). Conteúdo textual: LIVE - A luta contra o capacitismo e o empoderamento de PCDs, em especial das mulheres (dia 29/3 - 3ªf., às 19h, YouTube).
4 ANOS DE ATUAÇÃO PARTICIPE, NESTA 3ªF., DA LIVE ESPECIAL NO NPD SOBRE CAPACITISMO segunda-feira, 28/03/22 17:42 Nesta terça-feira, dia 29 de março, às 19h, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG promove a live especial: “A luta contra o capacitismo e o empoderamento de PCDs, em especial das mulheres”. A atividade também faz parte ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem convoca os servidores para acompanhar a votação do PL 3213/24, referente à Data-Base 2024, que será analisado em 2º turno pela FFO da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A mobilização está marcada para o dia 28 de abril (segunda-feira), às 14h, no Plenarinho IV da ALMG. O card traz elementos visuais marcantes, como o selo da Data-Base 2024, a fachada do prédio da Assembleia e o chamado “Vem pra luta!”, incentivando a participação ativa da categoria A PARTIR DAS 14H DATA-BASE 2024 SERÁ VOTADA EM 2º TURNO NA FFO NA PRÓXIMA 2ªF., CHAME OS COLEGAS E COMPAREÇA sexta-feira, 25/04/25 17:06 O Projeto de Lei (PL) 3.213/2024, que trata da Data-Base 2024 das servidoras e ...
CONVOCATÓRIA AGE VAI DELIBERAR SOBRE USO DO FUNDO DE GREVE PARA FINANCIAR LUTAS quinta-feira, 24/04/25 20:37 Todas as servidoras e os servidores de 2ª Instância do Poder Judiciário, filiados ao ...
A imagem mostra diretores do SINJUS-MG acompanhando a votação na ALMG, vistos em um mezanino do plenário. Eles vestem camisetas do SINJUS-MG com a frase “Só a luta te garante” e seguram cartazes com mensagens como “Data-Base eu não abro mão!” e “Data-Base já!”. Todos estão concentrados, olhando em direção ao plenário. PL 3.213/2024 DATA-BASE 2024 É APROVADA EM 1º TURNO NA ALMG E DEVE SER PAUTADA NOVAMENTE NA FFO NOS PRÓXIMOS DIAS quarta-feira, 23/04/25 16:05 Matéria atualizada às 18h05 do dia 23/4/2025 O Projeto de Lei (PL) 3.213/2024, que ...

Convênios

ver mais
Top Fale conosco preload imagepreload image