ATUAÇÃO SINDICAL

TJMG ENVIA DATA-BASE 2024 À ALMG E HONRA COMPROMISSO ASSUMIDO COM OS SINDICATOS

quinta-feira, 19/12/24 19:18 A imagem mostra a fachada da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) com um destaque gráfico da campanha "Data-Base Já!" promovida pelo SINJUS-MG. O destaque da campanha é representado por um símbolo com um punho cerrado dentro de um círculo, junto ao texto em vermelho. O texto na imagem principal informa que o TJMG enviou a proposta da Data-Base 2024 à ALMG, honrando compromisso com os sindicatos. A composição destaca elementos institucionais e reforça a mensagem sindical de reivindicação e mobilização

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) enviou nesta quinta-feira, 19 de dezembro, o anteprojeto de lei referente à Data-Base 2024, contendo o índice de 3,69%, para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O envio da revisão geral em seu ano corrente é resultado de um compromisso assumido pela Presidência com os Sindicatos na Mesa de Negociações. Para evitar mais prejuízo para as servidoras e os servidores, o SINJUS-MG já está em articulação com parlamentares solicitando a rápida tramitação do projeto. O Sindicato também solicitou ao próprio TJMG que faça interlocução na mesma direção junto à Mesa da ALMG.

A luta pelo envio da Data-Base 2024 começou ainda no início do ano, pois, com o atraso da recomposição de 2023, os Sindicatos solicitaram o envio das duas Datas-Bases juntas em maio. Entretanto, apesar do compromisso assumido, a antiga gestão apenas enviou a do ano anterior, gerando grande revolta na categoria.

Diante disso, ainda em abril, os dirigentes do SINJUS procuraram os candidatos à Presidência do TJMG e, no encontro com Corrêa Junior conseguiram o compromisso do envio das revisões gerais e suas implementações no ano corrente. Desse modo, a promessa foi cobrada desde a primeira reunião com a nova gestão, resultando no anúncio de hoje. Assim, a partir da luta sindical, encerramos este ano de 2024 com duas Datas-Bases enviadas à ALMG, tendo uma já aprovada e implementada pelo TJMG.

“Esse foi um compromisso que conseguimos assegurar durante o período eleitoral do TJMG e que agora se materializa, reafirmando a importância da organização sindical. Em que pese as questões que envolvem o início de uma gestão e os embates entre os Poderes relacionados ao orçamento, fomos incisivos com o presidente e conseguimos essa vitória. Contudo, na próxima recomposição inflacionária é preciso que o magistrado honre o seu compromisso por completo, não somente enviando, mas também implementando a Data-Base 2025 no respectivo ano”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Apesar da melhora da postura do TJMG em relação aos direitos dos servidores, o SINJUS ressalta que o envio do anteprojeto em dezembro, às vésperas do recesso legislativo, vai fazer com que a tramitação na ALMG somente ocorra no próximo ano.

Alterações das faixas do Auxílio-Saúde

Também nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, foi enviado pelo TJMG para a ALMG o anteprojeto que altera a Lei 23.173/2018, retirando as faixas etárias previamente estabelecidas na legislação. Segundo o Tribunal, a medida permitirá maior flexibilidade e abrirá caminho para que o Auxílio-Saúde finalmente seja majorado para um valor digno, condizente com as despesas a que propõe cobrir.

Tramitação na ALMG

Mesmo com a sessão legislativa terminando nesta sexta-feira, dia 20 de dezembro, os dirigentes do SINJUS já estão em contato com deputadas e deputados para pavimentar o caminho da aprovação dos PLs da Data-Base 2024 e de alteração do Auxílio-Saúde para assim que os trabalhos forem retomados na ALMG em 2025.

O Sindicato cobra ainda que o TJMG use sua influência política para que as matérias sejam priorizadas na pauta legislativa e que também promova medidas internamente para a implementação da Data-Base e a adequação do Auxílio-Saúde o mais breve possível.

“Com o envio em dezembro, é imprescindível que o Tribunal já se organize para implementar a Data-Base 2024 e reajustar o Auxílio-Saúde no início de 2025, logo após a aprovação na ALMG, pois os servidores não podem ser mais prejudicados pela morosidade do TJ em honrar direitos”, reforça o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

O SINJUS reafirma seu compromisso de acompanhar de perto cada etapa da tramitação desses dois importantes projetos para a categoria. Por isso, acompanhe as mídias do Sindicato para ficar informado sobre as convocatórias de mobilização junto à ALMG. Com os servidores unidos, certamente teremos mais avanços e conquistas em 2025.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
A imagem anuncia o resultado do sorteio relâmpago de ingressos promovido pelo SINJUS-MG para o sarau com o título provocativo: “A tirania do gozo imediato x A última dor que me salvou”. O fundo simula uma mesa de madeira rústica com uma folha de papel antigo e uma pena mergulhada em tinteiro, remetendo à escrita poética. A tipografia elegante e o contraste de cores entre o papel envelhecido e o azul profundo destacam o caráter artístico e cultural do evento. A identidade visual remete à tradição literária e convida o público a conferir as contempladas pelo sorteio NÚCLEO DAS MULHERES CONFIRA AS CONTEMPLADAS COM INGRESSOS PARA O SARAU QUE ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA sexta-feira, 09/05/25 16:35 A arte como forma de resistência, a poesia como ferramenta de desaceleração e a ...
A imagem traz uma mensagem do SINJUS sobre qualificação profissional. Ao fundo, aparece uma pessoa em traje formal e, sobre sua mão estendida, está ilustrado um ícone de diploma e certificado desenhados em estilo digital, simbolizando conhecimento e formação. A imagem transmite seriedade e incentivo à participação dos servidores na construção de uma formação mais alinhada às suas necessidades. QUALIFICAÇÃO SINJUS CONVOCA SERVIDORES A PARTICIPAREM DE PESQUISA SOBRE CURSOS DA EJEF quinta-feira, 08/05/25 18:03 A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) está realizando uma pesquisa para mapear os ...
Ilustração colorida sobre fundo roxo mostrando um grupo diverso de oito pessoas acenando. As pessoas têm diferentes tons de pele, estilos de roupa, idades e expressões de gênero. Uma delas está em uma cadeira de rodas, outra usa hijab, e há variedade de roupas e cortes de cabelo, simbolizando inclusão e diversidade. PARTICIPE SINJUS CONVOCA A CATEGORIA A RESPONDER À PESQUISA SOBRE ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO NO TJMG quarta-feira, 07/05/25 19:25 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) está realizando uma Pesquisa sobre Assédio ...

Convênios

ver mais
Top Fale conosco preload imagepreload image