TJMG CRIA PROGRAMA DE VACINAÇÃO APÓS REITERADAS COBRANÇAS DO SINJUS
terça-feira, 25/02/25 18:22
Após reiteradas cobranças do SINJUS-MG, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) finalmente anunciou uma campanha própria de vacinação para magistrados e servidores ativos. O Programa de Imunização Preventiva do TJMG terá início no dia 10 de março, em Belo Horizonte, e no dia 24 de março nos fóruns do interior. Essa iniciativa representa um avanço significativo na promoção da saúde dos trabalhadores do Judiciário mineiro, e é resultado direto da atuação do Sindicato.
Há vários anos, o SINJUS vinha cobrando do TJMG a criação de um programa institucional que garantisse a imunização preventiva (clique aqui e veja a solicitação formalizada ainda em 2016). Sem resposta da Administração, em 2021, o Sindicato tomou a frente e criou a campanha “SINJUS Vacina”, que passou a disponibilizar anualmente doses da vacina contra a gripe para servidoras e servidores não contemplados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
A iniciativa do SINJUS reafirmou o seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos filiados, suprindo uma lacuna importante ao disponibilizar vacinas gratuitas para os filiados, além de garantir descontos nas doses dos familiares. O sucesso da campanha “SINJUS Vacina” aumentou a pressão por uma ação por parte do Tribunal. Desse modo, no ano passado, o Sindicato reiterou a reivindicação por uma política de imunização no Ofício 9/2024 e também junto à nova gestão do órgão nas reuniões da Mesa de Negociações.
“Além de oferecer proteção contra a gripe, o ‘SINJUS Vacina’ evidenciou a carência de políticas preventivas de saúde por parte do TJMG, justificando o fato dessa pauta estar entre as prioridades do Sindicato. Embora tenha demorado, é importante o Tribunal reconhecer a importância de fornecer um calendário vacinal próprio para seus servidores e magistrados, o que garante saúde e também contribui para redução do absenteísmo e afastamentos”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
A expectativa agora é que o programa seja mantido e ampliado nos próximos anos, com a inclusão de novas vacinas e a ampliação do público-alvo, como os servidores aposentados.
“A implementação do programa de vacinação pelo TJMG representa mais uma vitória do SINJUS para as servidoras e os servidores. A partir de agora, vamos acompanhar a implementação do programa e cobrar do TJMG melhorias. A saúde dos servidores deve ser prioridade, e o Sindicato continuará atuando para garantir que essa conquista se consolide de forma permanente”, complementa a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Patrícia Oliveira.
Saiba mais sobre o Programa de Imunização Preventiva do TJMG
O Programa de Imunização Preventiva de Magistrados e Servidores Ativos do TJMG será iniciado em Belo Horizonte no dia 10 de março e nos fóruns do interior a partir do dia 24 de março. A iniciativa contemplará vacinas para diferentes faixas etárias, visando reduzir riscos de contágio e complicações decorrentes de doenças infecciosas. Serão oferecidas as seguintes vacinas:
- Herpes zoster – acima dos 50 anos
- Pneumocócica 13 – acima dos 60 anos
- HPV9 – entre 20 a 45 anos
- Influenza tetravalente – todas as faixas etárias poderão vacinar
- Dengue (sem previsão de fornecimento por parte do fabricante até o momento)
Cronograma em BH
- Edifício-sede: 10 a 14 de março, das 9h às 17h;
- Unidade Goiás: 17 de março, das 9h às 17h;
- Unidade Raja: 18 de março, das 9h às 17h;
- Fórum Lafayette: 20 de março, das 9h às 17h.
Além disso, na capital mineira também é possível se vacinar na Clínica Viver Vacinas a partir do dia 17 de março, segunda-feira.
- Rua Paraíba, 1323, 11º andar – Savassi, Belo Horizonte, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábado, de 9h às 12h.
Para receber a imunização, os interessados deverão apresentar um documento de identificação, além de um pedido médico caso estejam fora da faixa etária recomendada. Também será necessária a Declaração de Habilitação ao Gesto Vacinal, que poderá ser impressa a partir do dia 6 de março no Portal RH do TJMG, acessando o menu Pessoal > Dados Funcionais ou no aplicativo Meu RH > Acesso Rápido, observada a validade de 7 (sete) dias a partir da emissão.
Para mais informações sobre a vacinação acesse este link: https://rede.tjmg.jus.br/rede-tjmg/acoes-e-programas/bem-estar-e-saude-no-trabalho.htm
O SINJUS convoca todas e todos a participarem da vacinação para garantirmos um ambiente de trabalho mais saudável para todos e resguardamos também as nossas famílias e amigos. #VacinaSim
SINDICATO É PRA LUTAR!