SAÚDE DO SERVIDOR

TJMG CRIA PROGRAMA DE VACINAÇÃO APÓS REITERADAS COBRANÇAS DO SINJUS

terça-feira, 25/02/25 18:22 Montagem digital que mostra uma mão segurando um documento impresso, que é um ofício com cabeçalho oficial do SINJUS. O documento, datado de 15 de abril de 2016, solicita informações sobre a campanha de vacinação contra o vírus H1N1. Há um destaque em amarelo na data. No plano de fundo, há uma fotografia em tons de azul de um profissional de saúde aplicando uma injeção em um braço, usando luvas descartáveis.

Após reiteradas cobranças do SINJUS-MG, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) finalmente anunciou uma campanha própria de vacinação para magistrados e servidores ativos. O Programa de Imunização Preventiva do TJMG terá início no dia 10 de março, em Belo Horizonte, e no dia 24 de março nos fóruns do interior. Essa iniciativa representa um avanço significativo na promoção da saúde dos trabalhadores do Judiciário mineiro, e é resultado direto da atuação do Sindicato.

Há vários anos, o SINJUS vinha cobrando do TJMG a criação de um programa institucional que garantisse a imunização preventiva (clique aqui e veja a solicitação formalizada ainda em 2016). Sem resposta da Administração, em 2021, o Sindicato tomou a frente e criou a campanha “SINJUS Vacina”, que passou a disponibilizar anualmente doses da vacina contra a gripe para servidoras e servidores não contemplados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

A iniciativa do SINJUS reafirmou o seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos filiados, suprindo uma lacuna importante ao disponibilizar vacinas gratuitas para os filiados, além de garantir descontos nas doses dos familiares. O sucesso da campanha “SINJUS Vacina” aumentou a pressão por uma ação por parte do Tribunal. Desse modo, no ano passado, o Sindicato reiterou a reivindicação por uma política de imunização no Ofício 9/2024 e também junto à nova gestão do órgão nas reuniões da Mesa de Negociações.

“Além de oferecer proteção contra a gripe, o ‘SINJUS Vacina’ evidenciou a carência de políticas preventivas de saúde por parte do TJMG, justificando o fato dessa pauta estar entre as prioridades do Sindicato. Embora tenha demorado, é importante o Tribunal reconhecer a importância de fornecer um calendário vacinal próprio para seus servidores e magistrados, o que garante saúde e também contribui para redução do absenteísmo e afastamentos”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

A expectativa agora é que o programa seja mantido e ampliado nos próximos anos, com a inclusão de novas vacinas e a ampliação do público-alvo, como os servidores aposentados.

“A implementação do programa de vacinação pelo TJMG representa mais uma vitória do SINJUS para as servidoras e os servidores. A partir de agora, vamos acompanhar a implementação do programa e cobrar do TJMG melhorias. A saúde dos servidores deve ser prioridade, e o Sindicato continuará atuando para garantir que essa conquista se consolide de forma permanente”, complementa a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Patrícia Oliveira.

Saiba mais sobre o Programa de Imunização Preventiva do TJMG

O Programa de Imunização Preventiva de Magistrados e Servidores Ativos do TJMG será iniciado em Belo Horizonte no dia 10 de março e nos fóruns do interior a partir do dia 24 de março. A iniciativa contemplará vacinas para diferentes faixas etárias, visando reduzir riscos de contágio e complicações decorrentes de doenças infecciosas. Serão oferecidas as seguintes vacinas:

  • Herpes zoster – acima dos 50 anos
  • Pneumocócica 13 – acima dos 60 anos
  • HPV9 – entre 20 a 45 anos
  • Influenza tetravalente – todas as faixas etárias poderão vacinar
  • Dengue (sem previsão de fornecimento por parte do fabricante até o momento)

Cronograma em BH

  • Edifício-sede: 10 a 14 de março, das 9h às 17h;
  • Unidade Goiás: 17 de março, das 9h às 17h;
  • Unidade Raja: 18 de março, das 9h às 17h;
  • Fórum Lafayette: 20 de março, das 9h às 17h.

Além disso, na capital mineira também é possível se vacinar na Clínica Viver Vacinas a partir do dia 17 de março, segunda-feira.

  • Rua Paraíba, 1323, 11º  andar – Savassi, Belo Horizonte, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábado, de 9h às 12h.

Para receber a imunização, os interessados deverão apresentar um documento de identificação, além de um pedido médico caso estejam fora da faixa etária recomendada. Também será necessária a Declaração de Habilitação ao Gesto Vacinal, que poderá ser impressa a partir do dia 6 de março no Portal RH do TJMG, acessando o menu Pessoal > Dados Funcionais ou no aplicativo Meu RH > Acesso Rápido, observada a validade de 7 (sete) dias a partir da emissão.

Para mais informações sobre a vacinação acesse este link: https://rede.tjmg.jus.br/rede-tjmg/acoes-e-programas/bem-estar-e-saude-no-trabalho.htm

O SINJUS convoca todas e todos a participarem da vacinação para garantirmos um ambiente de trabalho mais saudável para todos e resguardamos também as nossas famílias e amigos. #VacinaSim

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Na imagem há uma pessoa vestida com jaleco branco e vestindo luvas, ela aplica uma vacina no braço de um homem branco, com barba e cabelos pretos, ele veste uma camiseta marrom. Conteúdo textual: AVANÇO - SINJUS cobra e TJMG promoverá campanha de vacinação para servidores.
AVANÇO  SINJUS cobra e TJMG promoverá campanha de vacinação para servidores quinta-feira, 19/12/24 16:00 Em resposta às reivindicações do SINJUS-MG, a partir de fevereiro de 2025, magistrados e servidores da ativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) terão direito à vacinação gratuita contra cinco tipos de doenças. A luta por essa ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem tem fundo desfocado com tons neutros e mostra ao centro uma ilustração circular com o logo do IPSEMG e desenhos estilizados de pessoas diversas ao redor. No centro, está escrito: “IPSEMG convoca – Censo Previdenciário 2025”. Uma faixa vermelha atravessa a parte inferior do círculo com a frase: “Um compromisso de todos os servidores do Estado”. No topo, lê-se: “Até 21 de maio”. Abaixo, em destaque, o aviso: “Servidores ativos e aposentados são obrigados a responder o Censo Previdenciário do IPSEMG”. ATÉ 31 DE MAIO SERVIDORES ATIVOS E APOSENTADOS SÃO OBRIGADOS A RESPONDER O CENSO PREVIDENCIÁRIO DO IPSEMG sexta-feira, 04/04/25 15:42 O SINJUS-MG informa a todos os servidores públicos estaduais, especialmente os vinculados ao Tribunal ...
A imagem apresenta um fundo em tons de roxo e rosa, com destaque para os dizeres: “Viagem do NAP – Não perca o trem...". A viagem, organizada pelo SINJUS-MG, acontecerá de 23 a 25 de maio. Há um aviso em letras destacadas dizendo que “as vagas estão acabando” e que há 5% de desconto para filiadas(os). Um botão azul convida: “Inscreva-se pelo formulário!”. Na parte inferior, aparece uma colagem vibrante da cidade de Tiradentes, com destaque para a famosa igreja de fachada branca e amarela e um trem turístico em movimento, reforçando o clima histórico e acolhedor do destino. O evento é promovido pelo NAP. ÚLTIMAS VAGAS EXPLORE TIRADENTES COM O SINJUS EM UMA VIAGEM QUE SERÁ INESQUECÍVEL! quarta-feira, 02/04/25 18:42 Que tal viver uma experiência inesquecível de cultura, lazer e sabores em muito boa ...
A imagem mostra servidores e sindicalistas em um ambiente fechado, segurando cartazes com frases como “DATA-BASE JÁ!” e “DATA-BASE EU NÃO ABRO MÃO!”. Alguns estão sentados, outros de pé, todos com expressões sérias e determinadas, demonstrando mobilização pela reposição salarial de 2024. Ao fundo, há cartazes e banners fixados nas paredes, reforçando a pauta do movimento. PL 3.213/2024 Data-Base 2024 avança na ALMG: mobilização continua na FFO nesta 4ª F. terça-feira, 01/04/25 18:03 Após intensa mobilização do SINJUS-MG, do Serjusmig e Sindsempmg — que representa o Ministério ...

Convênios

ver mais
Top Fale conosco preload imagepreload image