TJMG apresenta projeto de ampliação da Sede

quinta-feira, 28/01/21 09:31

O projeto de ampliação da Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na capital mineira, foi apresentado ao presidente, desembargador Gilson Soares Lemes, pelo diretor executivo de Engenharia e Gestão Predial, Marcelo Junqueira, e pela arquiteta Natália Moraes, nesta quarta-feira (27/1).

Os trabalhos foram acompanhados pelo superintendente de Gestão Predial, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, e pelo juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos. A partir do que ficou decidido, o escritório de arquitetura já selecionado desenvolverá projetos complementares pormenorizados.

O presidente Gilson Lemes enfatizou a relevância da reunião, por permitir examinar em detalhes o projeto da construção de duas novas edificações anexas ao Edifício Sede: a torre Norte, que vai contemplar os plenários, o Órgão Especial e a área destinada ao Tribunal Pleno; e a torre Sul, que receberá as secretarias das câmaras e os serviços administrativos.

“É um projeto muito grande, que começa a ser executado agora. A empresa tem 720 dias para entregar o projeto. Hoje analisamos todos os pontos onde ainda existe alguma polêmica, para resolver essas questões, e teremos no futuro duas belíssimas torres, ao lado do prédio existente. Assim, magistrados e servidores, todos estaremos no mesmo espaço”, disse.

O presidente agradeceu aos envolvidos, nas pessoas do superintendente Octavio Boccalini, do juiz auxiliar Jair Francisco dos Santos e do responsável pela Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), Marcelo Junqueira, e parabenizou-os pelo trabalho. “Eles estão buscando dar mais espaço e conforto para todos os servidores e magistrados”, destacou.

O desembargador Gilson Soares Lemes defendeu, ainda, que a proposta representa economia com locação de imóveis. “Pretendemos, com a construção das torres, que a integralidade dos setores esteja alocada nas novas edificações, de forma que, depois da construção, o Tribunal deixe de gastar com aluguéis. É um olhar para o futuro, com instalações modernas e confortáveis para as equipes do Judiciário”, enfatiza.

O engenheiro Marcelo Junqueira explica que o projeto foi aprovado e a regularização junto à Prefeitura de Belo Horizonte, à Câmara e a outros órgãos municipais e ambientais, concluída. Além disso, já foi contratada a empresa que desenvolverá os projetos complementares – elétrico, hidráulico, de telecomunicações, estrutural.

“Cumprida essa exigência por parte da Urbana Arquitetura, teremos condições de lançar o edital de licitação na praça, a fim de efetivamente contratar construtoras para iniciar as obras. Atualmente, estamos na etapa de começar os projetos complementares, já demos ordem para isso na segunda-feira passada (18/1)”, frisou.

Os próximos passos dependem do escritório de arquitetura. “O prazo para apresentar o projeto, com as especificações técnicas e o orçamento, pelo planejamento da Dengep, é de dois anos. Mas há possibilidade de antecipação dessa previsão. Logo que a gente finalize essa fase, estaremos aptos a pedir a licitação das obras”, declarou.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom/TJMG

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco