TJMG ABRE DIÁLOGO E SINJUS APRESENTA DEMANDAS
segunda-feira, 05/07/21 18:36O SINJUS-MG se reuniu nesta segunda-feira, dia 5 de julho, com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, e apresentou demandas importantes da categoria. Esse foi o primeiro encontro da atual gestão com o Sindicato. As negociações vão continuar e uma nova reunião foi marcada para a próxima quinta-feira, ocasião em que o presidente do TJMG dará um posicionamento acerca de alguns dos temas discutidos.
Pelo SINJUS, participaram o coordenador-geral, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira. Além do presidente Gilson Lemes, pelo TJMG participaram ainda o secretário especial da Presidência, Guilherme Augusto Mendes do Valle, e o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares. O Sindojus/MG foi representado pelo diretor-geral Eduardo Rocha, e pelo oficial de Justiça Valdir Batista, e o Serjusmig pelo seu presidente, Rui Viana, e pelo 2º vice-presidente, Ronaldo Ribeiro.
Durante a reunião, o presidente do TJMG, Gilson Lemes, discutiu algumas demandas em comum dos servidores do Judiciário mineiro e se comprometeu a dar encaminhamento no que for possível.
“Essa reunião foi muito importante porque possibilitou o diálogo direto da Administração do Tribunal com os representantes das categorias. Pretendemos reforçar essa ponte e obter da atual gestão uma concreta valorização dos servidores”, destaca Alexandre Pires.
Datas-Bases, Promoções Verticais, teletrabalho e concursos
Este primeiro encontro da atual gestão do TJMG com os três sindicatos serviu para abrir as negociações quanto às Datas-Bases 2020 e 2021, cujas tratativas terão continuidade. Em relação à PV, o SINJUS solicitou a ampliação do número de vagas e o aumento da reserva orçamentária. O Sindicato também requereu que o edital da PV 2021 seja publicado até agosto deste ano, de modo a colocar a carreira em dia e respeitar a Resolução 953 do próprio TJMG.
Outro assunto tratado foi quanto ao teletrabalho no Judiciário de Minas Gerais. O SINJUS reafirmou ser muito importante que os representantes dos servidores do Judiciário tenham acesso à minuta de resolução que irá regulamentar o sistema de trabalho remoto antes dela ser apreciada pelo Órgão Especial. Diante disso, a Administração do Tribunal se comprometeu a enviar o documento ao SINJUS.
Já em relação aos concursos, o SINJUS reivindicou que candidatos aprovados no edital de 2017, que ainda está vigente, possam ser nomeados também para cargos na segunda instância, visto que já ocorreu a unificação das carreiras. O presidente do TJMG informou que pretende fazer novas nomeações e que vai verificar a possibilidade do aproveitamento também nos cargos vagos da segunda instância.
Na mesa de negociação foram tratadas ainda questões referentes às medidas de prevenção e combate à Covid-19, representação dos sindicatos nos conselhos do Tribunal e recomposição do quadro de servidores da Comissão Examinadora da Promoção Vertical (Comprove).
O SINJUS-MG vai seguir em interlocução com o TJMG. Por isso, acompanhe as nossas mídias e fique informado sobre os desdobramentos das negociações.
SINDICATO É PRA LUTAR!
Foto: Riva Moreira/TJMG