TJ REFORÇA DEDETIZAÇÃO NOS ANEXOS I E II APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS
quarta-feira, 10/04/24 17:04As infestações de baratas e pragas em edifícios do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) parecem ser um problema generalizado. A exemplo do que vem acontecendo em outras unidades, o SINJUS-MG precisou protocolar, no dia 15 de março, o Ofício 11/2024 cobrando soluções efetivas para o extermínio dos insetos nos Anexos I e II, localizados na Rua Goiás. Em resposta, no dia 5 de abril, o Tribunal afirmou que os setores receberam reforço na dedetização no dia 20 de março.
Segundo relatos dos servidores lotados nas unidades da Rua Goiás, os locais de uso comum estavam infestados por baratas, gerando risco de contaminação e do acometimento por doenças devido ao contato com os insetos. Dessa forma, no Ofício 11/2024, o SINJUS solicitou a dedetização para o extermínio dos insetos, bem como uma inspeção das condições gerais de limpeza e da periodicidade de desinsetização.
Em resposta, por meio do Ofício no 16415/2024 — PRESIDÊNCIA/SEGOVE/COPRE, o TJMG informou que tem um contrato de prestação de serviços para que as unidades do Tribunal passem por desinsetização periódica, com intervalos de no mínimo três e no máximo seis meses entre as aplicações. A dedetização dos Anexos I e II foi feita em junho e setembro de 2023 e em janeiro de 2024. Já as aplicações de reforço ocorreram em setembro e dezembro de 2023 e, mais recentemente, no dia 20 de março de 2024, essa última após a solicitação do SINJUS.
Assim como em justificativas anteriores referentes ao mesmo problema em outras unidades, o Tribunal argumentou que os edifícios são suscetíveis ao aparecimento de pragas urbanas devido à sua localização no centro da cidade. Além disso, o órgão apontou que as obras em andamento no Palácio da Justiça, situado no mesmo terreno que os Anexos, dificultam o controle de pragas ao redor do local.
Desde o envio do ofício e a consequente dedetização de reforço nas unidades da Rua Goiás, o SINJUS não recebeu novas denúncias, mas segue atento às condições de trabalho nessas e em outras unidades do Tribunal de Justiça. O Sindicato reforça a disponibilidade em receber e acolher denúncias, lutando para que os servidores da Justiça mineira tenham um ambiente laboral digno, seguro e saudável.
Se você tem conhecimento de alguma situação irregular no seu setor, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.
SINDICATO É PRA LUTAR!