REIVINDICAÇÃO

TJ PUBLICA MINUTA SOBRE CONDIÇÕES ESPECIAIS DE TRABALHO PARA PCDs

sexta-feira, 13/05/22 16:45 Silhuetas de duas pessoas em uma mesa de trabalho, de um lado está uma mulher em uma cadeira de rodas, com um computador à frente, do outro está um homem em pé com uma pasta, os dois tocam suas mãos no alto.

FOTO: Depositphotos

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, 13 de maio, no Diário do Judiciário eletrônico (DJe), a minuta de resolução que regulamenta condições especiais de trabalho para magistrados e servidores com deficiência, necessidades especiais ou doença grave, ou que sejam pais ou responsáveis por dependentes na mesma condição. Desde janeiro de 2021, o SINJUS-MG, por meio do Núcleo das Pessoas com Deficiência (NPD), vinha cobrando informações sobre o andamento da regulamentação, que atende à Resolução n. 343/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em fevereiro, o Sindicato reiterou o pedido em reunião com a Presidência do Tribunal.

“Essa é uma demanda que atende aos objetivos do NPD, de garantir políticas inclusivas e de proteção dos direitos da pessoa com deficiência no Judiciário mineiro. Agora as condições especiais de trabalho deixam de ser concessão e passam a ser um direito. É mais um avanço na nossa luta”, explica a coordenadora do NPD, Adriana Teodoro.

Requisitos

Segundo a minuta de Resolução, a condição especial de trabalho poderá ser requerida em uma ou mais das seguintes modalidades e não importará em compensação laboral posterior ou em prejuízo da remuneração.

  • I – designação provisória para atividade fora da unidade de lotação do servidor, de modo a aproximá-lo do local de residência do filho ou do dependente legal com deficiência, assim como do local onde são prestados a si ou aos seus dependentes serviços médicos, terapias multidisciplinares e atividades pedagógicas;
  • II – concessão de jornada especial, nos termos da Lei estadual nº 9.401, de 18 de dezembro de 1986;
  • III – exercício da atividade em regime de teletrabalho, sem acréscimo de produtividade.

Além disso, a concessão da jornada especial autoriza ao servidor público o cumprimento de 20 horas semanais de atividades laborais, desde que atenda aos requisitos postos na resolução.

A minuta de resolução contempla ainda a possibilidade de concessão da jornada especial para os demais servidores mediante apresentação de laudo técnico ou equipe multidisciplinar a ser homologado pela equipe oficial de saúde do TJMG.

Como solicitar

Para requerer o benefício, o servidor deverá solicitar à Presidência do Tribunal de Justiça autorização para o exercício de suas funções em condições especiais mediante formulário próprio disposto no SEI que deverá ser instruído, inicialmente, com:

  • I – relatório especificando os benefícios que a inclusão do magistrado ou do servidor em condição especial de trabalho trará para si ou para o filho ou o dependente legal com deficiência, necessidade especial ou doença grave;
  • II – laudo técnico que ateste a gravidade da doença ou a deficiência que fundamenta o pedido e que informe:

se a localidade onde reside ou passará a residir o paciente, conforme o caso, é agravante de seu estado de saúde ou prejudicial à sua recuperação ou ao seu desenvolvimento;

se, na localidade de lotação do magistrado ou do servidor, há ou não tratamento ou estrutura adequados;

se a manutenção ou mudança de domicílio pleiteada terá caráter temporário e, em caso positivo, a época de nova avaliação médica.

A minuta ainda prevê que a manutenção da condição especial está condicionada à apresentação anual de laudo médico que ateste a permanência da situação que deu ensejo a sua concessão e será deferida, em regra, por seis meses. O TJMG, pode, contudo, definir periodicidade inferior. O benefício pode ser renovado sucessivamente, mediante requerimento, por iguais períodos.

Vale destacar que o documento ainda é uma minuta. Desse modo, será necessário aguardar a publicação da resolução definitiva por parte do TJMG para que os interessados possam entrar com requerimentos.

As filiadas e os filiados que precisarem de orientação podem entrar em contato com a Assessoria Jurídica do SINJUS pelo e-mail [email protected].

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

#ImagemAcessível: Foto de uma mulher deficiente visual (mulher de pele clara, cabelos pretos e presos em um rabo de cavalo, usando blusa azul e fone de ouvidos no pescoço) utilizando um computador adaptado.
INCLUSÃO TJMG FACILITA ACESSO DE DEFICIENTES VISUAIS AO SEI sexta-feira, 01/04/22 16:10 Foto: Depositphotos O Tribunal de Justiça de Minas Gerais adotou, como um de seus métodos para a formação da equipe de trabalho, vídeos de treinamento para movimentação de processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) voltados para pessoas portadoras de deficiência visual. O SEI permite a ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco