TJ PUBLICA EDITAL DA PV 2021
terça-feira, 31/08/21 15:44O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou nesta terça-feira, dia 31 de agosto, no Diário do Judiciário eletrônico (DJe), o edital da Promoção Vertical 2021. A publicação do edital integra a pauta negociada entre o presidente do TJ, desembargador Gilson Lemes, e os Sindicatos, e dá cumprimento ao disposto no art. 19, §1º, da Resolução 953/2020. Neste certame, diferentemente da praxe, as inscrições serão abertas após a publicação da lista definitiva da classificação dos servidores inscritos na PV 2020, em data ainda a confirmar.
A novidade pode contribuir para a agilização do processo, uma vez que isso impede a repetição das inscrições de candidatos que eventualmente sejam aprovados na PV 2020. É fato que essa reanálise é desnecessária e gera atrasos; entretanto, na próxima reunião de negociação com a Administração do Tribunal – prevista para 15 de setembro – o SINJUS-MG vai confirmar as razões do TJMG e defender a continuidade de uma busca conjunta por soluções que possam encurtar o prazo para abertura das inscrições da PV 2021.
O Sindicato já iniciou a análise detalhada de todo o documento e espera, muito em breve, poder anunciar atendimentos exclusivos para os filiados, em nova edição do Plantão da PV. A orientação especializada contribui para os candidatos se destacarem, mas organização também é fundamental. Vale lembrar que geralmente são cerca de 45 dias de prazo para o preenchimento de todos os formulários e anexos do processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
“Este é o segundo certame após a unificação do quadro de servidores das 1ª e 2ª instâncias, ou seja, a concorrência será maior. Mesmo sem a data de abertura das inscrições, os servidores precisam começar a se preparar. É importante reunir e organizar os documentos desde já, pois é um procedimento com muitos detalhes que devem ser feitos com atenção”, alerta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
Curso Carreira no TJMG ajuda filiados na PV
Neste ano, o SINJUS-MG lançou mais um serviço exclusivo que auxilia as filiadas e os filiados no desenvolvimento de suas carreiras no Judiciário mineiro. Trata-se do Curso Carreira TJMG, disponível na nova plataforma de ensino a distância (EAD) do Sindicato. São mais de 40 videoaulas que abordam cada ponto do novo Plano de Carreira e que ajudam no planejamento para os editais das Promoções Verticais. Clique aqui e saiba mais.
O Curso Carreira TJMG do SINJUS pode ser acessado pelo endereço https://edusinjus.org/dashboard/. Para fazer o login, no campo “Usuário” coloque somente os números de seu CPF sem pontos e/ou traços . Já no campo “Sua Senha”, coloque: cursopv@2021. Caso você não consiga acessar a plataforma EAD do SINJUS, mesmo sendo o nosso filiado, entre em contato conosco pelo (31) 98738-8640 ou pelo [email protected] que atualizaremos o seu cadastro.
Limitação de férias
Na edição do DJe desta terça, também foi publicada a Portaria nº 1.257/PR/2021, que dispõe sobre a suspensão integral de férias dos servidores. Essa é uma das medidas anunciadas pela Presidência do TJ nesta segunda-feira, dia 30 de agosto, após negociações com os Sindicatos. Antes só era permitida a suspensão de dez dias.
Segundo a Portaria, a suspensão integral de férias poderá ser solicitada por meio de formulário próprio disponibilizado no SEI, antes da data prevista para sua fruição, por desembargador, juiz de direito Diretor do Foro, gestor de maior hierarquia no âmbito das Diretorias Executivas, Secretarias ou Assessorias com função gerencial, dependendo da lotação do servidor.
Outra demanda do SINJUS também foi atendida. A Portaria, nº 5.313/PR/2021, publicada nesta terça, revoga o artigo 6º da Portaria 3.360/2016, que obrigava os servidores a gozarem primeiro as férias regulares para somente depois terem o direito de requerer o gozo das férias-prêmio. “Essa luta do SINJUS se arrastava desde 2017. Agora tanto magistrados como servidores terão esse direito. É mais um passo na busca pela isonomia”, afirma Alexandre Pires.