NA ALMG

TJ ENVIA PL DA DATA-BASE, MAS FALTA DE QUÓRUM IMPEDE TRAMITAÇÃO

terça-feira, 07/12/21 17:51 Ilustração de fundo cinza com um punho cerrado para o alto com o conteúdo textual escrito em cor branca: Data-Base, eu não abro mão.

Na última quinta-feira, dia 2 de dezembro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) enviou para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o anteprojeto de lei das Datas-Bases 2020 e 2021 das servidoras e dos servidores do Judiciário. Contudo, o impasse envolvendo a discussão da proposta de adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), de autoria do governador Romeu Zema (Novo), vem provocando falta de quórum nas sessões plenárias. Desse modo, o PL das Datas-Bases ainda não pôde ser lido nem começar a tramitar nas comissões.

O SINJUS-MG confirmou com o TJMG que o texto já está em posse da Secretaria Geral da Mesa da ALMG e aguarda a realização de uma sessão plenária para ser lido, receber número e assim poder começar a sua tramitação.

“O presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, cumpriu o acordado com a categoria e enviou o texto tão logo ele foi aprovado no Órgão Especial. Agora, o SINJUS está em contato direto com deputados estaduais para tentar viabilizar o início da tramitação do PL das Datas-Bases. Apesar da pauta do Plenário estar trancada, é possível fazer a leitura do texto e remetê-lo às comissões. Seria importante dar esse primeiro passo ainda em dezembro”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

No esforço e na busca de apoio para agilizar a tramitação do PL que garante a recomposição inflacionária da categoria, o SINJUS também vai entrar em contato com o TJMG solicitando interlocução junto à Casa Legislativa.

Nesta terça-feira, dia 7 de dezembro, estava prevista uma nova sessão no Plenário da Assembleia, mas ela também não foi realizada por número insuficiente de deputados presentes. O motivo principal dessa ausência generalizada é a disputa envolvendo o Legislativo e o Executivo em torno do PL de adesão ao RRF, que está trancando a pauta, além da programação do Programa Assembleia Fiscaliza.

Secretário de Fazenda é confrontado sobre necessidade de adesão ao RRF

Durante reunião do Assembleia Fiscaliza, no dia 29 de novembro, o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, reconheceu que Minas Gerais vem registrando arrecadação 28% superior ao previsto na Lei Orçamentária Anual de 2021. Ainda assim, o representante do Executivo defendeu a proposta de adesão de Minas no Regime de Recuperação Fiscal do governo federal. Essa medida, caso aprovada na ALMG, permitirá o congelamento de salários e carreiras dos servidores, a suspensão de concursos e também a privatização de empresas estatais.

Deputados estaduais presentes à reunião reforçaram que a proposta de Romeu Zema é imediatista, pois haveria uma redução nas parcelas das dívidas com a União nos primeiros seis anos, mas deixaria uma conta muito maior a ser paga após esse período para o estado, para a população e para os próximos governadores.

Live SINJUS #39 analisou os desafios da tramitação da Data-Base na ALMG

Na última semana, os dirigentes do SINJUS realizaram uma live específica para tratar da tramitação das Datas-Bases 2020 e 2021 nas comissões da Assembleia Legislativa e os possíveis cenários de votação em Plenário. Apesar de atualmente a pauta estar trancada, uma eventual retirada do pedido de urgência por parte do governador em relação ao PL do RRF possibilitaria a apreciação de outros projetos, como o enviado pelo TJMG. Confira a análise feita por Alexandre Pires e Wagner Ferreira.

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco