NA ALMG

TJ ENVIA PL DA DATA-BASE, MAS FALTA DE QUÓRUM IMPEDE TRAMITAÇÃO

terça-feira, 07/12/21 17:51 Ilustração de fundo cinza com um punho cerrado para o alto com o conteúdo textual escrito em cor branca: Data-Base, eu não abro mão.

Na última quinta-feira, dia 2 de dezembro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) enviou para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o anteprojeto de lei das Datas-Bases 2020 e 2021 das servidoras e dos servidores do Judiciário. Contudo, o impasse envolvendo a discussão da proposta de adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), de autoria do governador Romeu Zema (Novo), vem provocando falta de quórum nas sessões plenárias. Desse modo, o PL das Datas-Bases ainda não pôde ser lido nem começar a tramitar nas comissões.

O SINJUS-MG confirmou com o TJMG que o texto já está em posse da Secretaria Geral da Mesa da ALMG e aguarda a realização de uma sessão plenária para ser lido, receber número e assim poder começar a sua tramitação.

“O presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, cumpriu o acordado com a categoria e enviou o texto tão logo ele foi aprovado no Órgão Especial. Agora, o SINJUS está em contato direto com deputados estaduais para tentar viabilizar o início da tramitação do PL das Datas-Bases. Apesar da pauta do Plenário estar trancada, é possível fazer a leitura do texto e remetê-lo às comissões. Seria importante dar esse primeiro passo ainda em dezembro”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

No esforço e na busca de apoio para agilizar a tramitação do PL que garante a recomposição inflacionária da categoria, o SINJUS também vai entrar em contato com o TJMG solicitando interlocução junto à Casa Legislativa.

Nesta terça-feira, dia 7 de dezembro, estava prevista uma nova sessão no Plenário da Assembleia, mas ela também não foi realizada por número insuficiente de deputados presentes. O motivo principal dessa ausência generalizada é a disputa envolvendo o Legislativo e o Executivo em torno do PL de adesão ao RRF, que está trancando a pauta, além da programação do Programa Assembleia Fiscaliza.

Secretário de Fazenda é confrontado sobre necessidade de adesão ao RRF

Durante reunião do Assembleia Fiscaliza, no dia 29 de novembro, o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, reconheceu que Minas Gerais vem registrando arrecadação 28% superior ao previsto na Lei Orçamentária Anual de 2021. Ainda assim, o representante do Executivo defendeu a proposta de adesão de Minas no Regime de Recuperação Fiscal do governo federal. Essa medida, caso aprovada na ALMG, permitirá o congelamento de salários e carreiras dos servidores, a suspensão de concursos e também a privatização de empresas estatais.

Deputados estaduais presentes à reunião reforçaram que a proposta de Romeu Zema é imediatista, pois haveria uma redução nas parcelas das dívidas com a União nos primeiros seis anos, mas deixaria uma conta muito maior a ser paga após esse período para o estado, para a população e para os próximos governadores.

Live SINJUS #39 analisou os desafios da tramitação da Data-Base na ALMG

Na última semana, os dirigentes do SINJUS realizaram uma live específica para tratar da tramitação das Datas-Bases 2020 e 2021 nas comissões da Assembleia Legislativa e os possíveis cenários de votação em Plenário. Apesar de atualmente a pauta estar trancada, uma eventual retirada do pedido de urgência por parte do governador em relação ao PL do RRF possibilitaria a apreciação de outros projetos, como o enviado pelo TJMG. Confira a análise feita por Alexandre Pires e Wagner Ferreira.

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco