REUNIÃO COM SINDICATOS

TJ DARÁ INÍCIO AO TRÂMITE PARA DEFINIÇÃO DA DATA-BASE

terça-feira, 10/08/21 18:41

Na manhã desta terça-feira, dia 10 de agosto, o SINJUS-MG, o Serjusmig e o Sindojus/MG se reuniram com a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para dar prosseguimento às negociações envolvendo demandas das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro. Neste encontro, ficou definido que será iniciado o trâmite interno para a definição do percentual da Data-Base conforme solicitação dos sindicatos. Na ocasião, o Tribunal também apresentou retornos sobre outras reivindicações referentes a suspensão de férias, férias-prêmio, auxílio-creche, Promoção Vertical, editais de remoção e nomeação de novos servidores.

Durante a reunião, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, o presidente do Serjusmig, Rui Viana, e o diretor-geral do Sindojus/MG, Eduardo Rocha, entregaram o Ofício Conjunto n. 4/2021 ao juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Cássio Azevedo Fontenelle, e ao assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares.

No documento, os sindicatos cobraram a efetivação das Datas-Bases 2020 e 2021, cujos índices inflacionários fecharam em 2,41% e 6,76%, respectivamente, além das perdas salariais anteriores que se acumulam em 16,74% desde 2014.

Vale lembrar que a efetivação das Datas-Bases depende de apreciação da minuta de projeto de lei pela Comissão Salarial do TJMG e também do Órgão Especial. Depois desses trâmites internos, o projeto de lei com a revisão geral anual é enviado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde também precisa ser analisado por comissões e aprovado em dois turnos pelo Plenário.

“Há um longo caminho a percorrer, mas a reunião de hoje foi muito positiva, pois a Administração do Tribunal se comprometeu a dar início à tramitação interna da Data-Base. Estamos em um momento de diálogo e também de avanços efetivos, já que, nesta reunião, já conseguimos avançar em outras importantes demandas para os servidores”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Fim da limitação de suspensão de férias e férias-prêmio

No encontro desta terça-feira, outro avanço foi quanto à possibilidade de o servidor suspender as suas férias regulares. Até agora, só era permitida a suspensão de dez dias, mas a Presidência do TJMG publicará uma portaria conjunta autorizando a suspensão de 25 dias úteis das férias regulares.

Uma segunda portaria também será editada pelo Tribunal. Ela vai possibilitar o gozo das férias-prêmio sem que, necessariamente, o servidor tenha que gozar as suas férias regulamentares antes. Vale ressaltar que, desde 2017, o SINJUS vem requerendo regras isonômicas entre servidores e magistrados em relação às férias-prêmio.

“Essas duas medidas são importantes, pois agora a servidora e o servidor terão meios de fazer um melhor planejamento sobre quando e como utilizar esses direitos”, complementa Alexandre Pires.

Desburocratização do auxílio-creche

A Administração do TJ também informou o envio, para a análise de suas comissões nos próximos dias, da minuta de resolução que vai desburocratizar o pedido ao auxílio-creche. Em seguida, as mudanças vão ser encaminhadas para a deliberação do Órgão Especial. Os sindicatos terão acesso ao documento e vão acompanhar a tramitação da proposta. A medida anunciada pelo Tribunal atende à solicitação feita pelo SINJUS desde o início da pandemia (clique aqui e saiba mais).

Promoções Verticais

Em relação à PV 2020, os sindicatos solicitaram ao Tribunal de Justiça o aumento do orçamento destinado ao certame. Já quanto à PV 2021, as entidades reforçaram a necessidade de que o edital seja publicado ainda em agosto, para evitar atrasos no próximo processo de seleção.

Para essa demanda da PV, novas reuniões extraordinárias poderão ser marcadas fora do cronograma estabelecido com a Presidência do TJMG. Isso porque as tratativas também envolvem a 2ª Vice-Presidência.

Nomeação de aprovados e remoção de servidores

Após a solicitação dos sindicatos, o TJMG informou que nos próximos editais está prevista a remoção na 2ª Instância. Assim, será possível tanto para os servidores saírem do interior e vir para a 2ª Instância como os servidores hoje lotados na 2ª Instância mudarem para comarcas na capital e nas cidades do interior. No encontro, os dirigentes sindicais aproveitaram para reafirmar a importância de o TJMG estabelecer uma periodicidade de publicação desses editais, de forma a permitir uma maior organização por partes dos interessados.

O TJMG também se comprometeu com novas nomeações de candidatos aprovados no concurso público de 2017, que ainda está vigente, assim que o processo do último edital de remoções for encerrado. Isso porque, somente após essa conclusão, o Tribunal poderá verificar quais comarcas permanecerão com vagas disponíveis.

Por fim, os sindicatos também solicitaram o acesso à proposta orçamentária de 2022 para que as entidades possam analisá-la e, caso oportuno, sugerir aprimoramentos.

Pelo cronograma, o próximo encontro entre os representantes dos sindicatos e a Administração do TJMG vai ocorrer no dia 15 de setembro. Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre os desdobramentos desta e das futuras reuniões.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Notícias relacionadas

NEGOCIAÇÕES TJMG ABRE DIÁLOGO E SINJUS APRESENTA DEMANDAS segunda-feira, 05/07/21 18:36 O SINJUS-MG se reuniu nesta segunda-feira, dia 5 de julho, com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, e apresentou demandas importantes da categoria. Esse foi o primeiro encontro da atual gestão ... leia mais
AUXÍLIO-CRECHE SINJUS PEDE QUE MATRÍCULA NÃO SEJA EXIGIDA NA PANDEMIA quinta-feira, 12/11/20 19:39 Considerando que as escolas, creches e instituições continuam fechadas por conta da pandemia de Covid-19, inclusive as que são especializadas para atender crianças com deficiências mentais, o SINJUS-MG solicitou ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que, durante a pandemia, deixe de exigir a matrícula como requisito para ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco