TJ ABRE NEGOCIAÇÃO SOBRE DATA-BASE E OUTROS DIREITOS
quinta-feira, 08/07/21 18:36Na tarde desta quinta-feira, dia 8 de julho, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, se reuniu novamente com os representantes do SINJUS-MG, Serjusmig e Sindojus/MG para anunciar encaminhamentos em importantes reivindicações dos servidores. Os avanços contemplam questões relacionadas à Data-Base, Promoção Vertical, Auxílios e melhoria nas condições de trabalho, entre outras.
As medidas divulgadas são um desdobramento da reunião realizada na última segunda-feira, dia 5 de julho, e também de requerimentos enviados anteriormente pelos sindicatos por meio de ofícios ao TJMG. Durante o encontro, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, destacou a importância da retomada do diálogo por parte da Administração do Tribunal. “Essa reabertura, voltando a receber o SINJUS, é um passo fundamental desta gestão. Estamos novamente em negociações e tratativas baseadas no diálogo”, reforçou o dirigente.
Outro ponto destacado pelo coordenador-geral do SINJUS foi o compromisso do presidente do TJMG, Gilson Lemes, de instituir espaços de negociação com os representantes dos sindicatos com o objetivo de começar a tratar internamente direitos dos servidores, como as Datas-Bases 2020 e 2021 e o reajuste do auxílio-creche, das indenizações de transportes e das diárias de viagem.
O anúncio foi transmitido ao vivo no perfil do desembargador Gilson Lemes no Instagram (clique aqui e assista). Durante o seu pronunciamento, o presidente do TJMG esclareceu que alguns dos direitos só não serão implementados de imediato devido a vedações legais impostas pelas leis complementares 173/2020 e 178/2021. O magistrado também falou sobre a regulamentação do teletrabalho, para a qual o SINJUS enviou propostas de aprimoramento (clique aqui e saiba mais) e cuja minuta de resolução será apreciada na sessão do Órgão Especial do dia 14 julho.
Confira as medidas anunciadas pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes.
- Início imediato de tratativas internas com representantes dos servidores para alinhamento da oportuna proposta de reajuste decorrente da Data-Base;
- Início do pagamento de plantões de HCMU para servidores, bem como regulamentação das hipóteses de dias de compensação em ato próprio;
- Melhoria das condições de trabalho de desembargadores, juízes e servidores em home office, de acordo com estudos conjuntos;
- Melhoria da estrutura de apoio administrativo dos CEJUSC;
- Apresentação de proposta ao conselho dos juizados para reestruturação dos JESP, com adoção de medidas de incremento da qualidade das decisões e ganho de celeridade na entrega da prestação jurisdicional, bem como da qualidade de trabalho para magistrados e servidores;
- Publicação de edital de remoção da 2ª instância, nomeação de servidores já aprovados em concurso, bem como de realização de novo certame em caráter amplo;
- Encaminhamento de ofício ao senhor governador do estado para inclusão de servidores que, em razão de suas atividades, tenham contato com o público, na lista de prioridades para campanha de vacinação da Covid-19, nos termos da Lei Estadual nº 23787, de 2021.
- Reajuste, a partir de janeiro de 2022, das seguintes verbas:
- Diárias de viagem para magistrados e servidores;
- Reajuste do valor da indenização de transportes paga aos servidores e magistrados;
- Reajuste do Auxílio-Creche, com simplificação do procedimento para concessão.
- Elevação de esforços da administração para evolução das carreiras dos servidores:
- PV 2019
- Resultados aos pedidos de reconsideração da classificação preliminar – Publicado no Dje de hoje;
- Início de fase de recurso do resultado preliminar.
- PV 2020
- Publicação da Portaria de nomeação de servidores da COMPROVE, assim que viabilizada as indicações de representantes das entidades sindicais.
- PV 2021
- Publicação do Edital no mês de agosto, com inclusão de cronograma de todas as etapas a serem desenvolvidas.
- PV 2019
O SINJUS-MG já está em alinhamento com o Serjusmig e o Sindojus/MG para a indicação formal dos respectivos dirigentes que vão liderar as negociações junto aos representantes designados pela Presidência do Tribunal de Justiça.
Acesse diariamente o site do SINJUS e siga as nossas páginas no Instagram, Facebook e Twitter para ficar informado em primeira mão sobre o andamento dessas demandas.
SINDICATO É PRA LUTAR!