AMBIENTE DE TRABALHO

SINJUS volta a cobrar condições adequadas na unidade do TJ da Av. Afonso Pena, 1.500

segunda-feira, 30/01/23 19:41 Ambiente de trabalho tumultuado com persianas enroladas em seus próprios trilhos, elas estão sobre os armários, sem instalação adequada e formam um grande volume. Nos armários há nichos contendo arquivos com documentos.

Para o bom desenvolvimento das atividades de rotina do trabalho, é necessário que se tenha condições mínimas para a prestação dos serviços. E não foi isso o apurado pelo SINJUS-MG após receber denúncias de servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lotados na unidade da Avenida Afonso Pena, 1.500. O Sindicato, na luta pelo melhor de seus filiados e das suas filiadas, enviou ofícios 04/2023 e 05/2023, direcionados ao presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e para a Gerência de Saúde no Trabalho, respectivamente, em busca de solução para os problemas apresentados por servidores.

Inicialmente, o Sindicato relembrou já ter enviado outros documentos neste mesmo sentido à Presidência do TJMG, como o Ofício nº 69/2021. No entanto, aparentemente as situações permanecem as mesmas.

Nos ofícios 04/2023 e 05/2023, o Sindicato aborda os problemas relatados por servidores. “Em razão das obras no prédio, foram colocados tapumes nas janelas dos cartórios localizados nos 7º e 8º andares, impedindo a entrada adequada de luz e ventilação”.

Além disso, segundo as reclamações dos servidores, o ar-condicionado que deveria atender os setores está desregulado fazendo os servidores optarem por ventiladores e janelas.

Todavia, mais que os problemas de ventilação, as obras ocasionam muita poeira e barulhos das máquinas e trabalhadores das empresas contratadas, atrapalhando também o bom andamento das atividades.

“Ninguém consegue produzir, de maneira eficiente, em ambiente de trabalho com excesso de barulho e poeira. Inclusive, o Sindicato tomou conhecimento que o prejuízo é tão notável que servidores, no local, desencadearam crise alérgica em razão da presença, desmedida, de resquícios de obra”, ressaltou o coordenador geral do SINJUS, Alexandre Pires.

O documento ressalta ainda que toda a situação provoca problemas na organização do local, com fios fora do lugar e persianas espalhadas pelos setores. No documento, o SINJUS comprova as situações relatadas pelos filiados e pelas filiadas com fotografias.

Solução apresentada pelo SINJUS: obras à noite e teletrabalho

Em busca de solucionar os problemas apontados, o SINJUS, ciente de que as obras são necessárias, indicou a mudança nos horários de realização das obras e a liberação para teletrabalho enquanto perdurar a situação.

“Considerando a função pública, e que é essencial, feita pelos servidores a população, as consequências da situação de reparo não podem atrapalhar a prestação do serviço. Os servidores não podem ser excessivamente prejudicados quando há condições de evitar o desgaste citado. O Sindicato enviou proposta para as obras acontecerem no turno da noite. A mudança de horário vai diminuir os problemas, mas não acabar. Assim, solicitamos a liberação para que seja deferido o teletrabalho, enquanto perdurar a situação temporária”, salientou a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde e coordenadora do NPD, Adriana Teodoro.

SINJUS alerta para condições inadequadas nos banheiros masculinos

Além dos problemas citados acima, o Sindicato também recebeu denúncias de servidores em relação a problemas nos banheiros masculinos da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor). Também no ofício 04/2023, o SINJUS alerta – e comprova com fotos – vasos sem tampa e apenas uma cabine com ducha higiênica.

É dever do Tribunal garantir ambientes adequados para todos, principalmente, aqueles de uso comum e diário, trata-se de medida de promoção à saúde“, concluiu o SINJUS no ofício.

Denúncias

O SINJUS segue atento e lutando pela saúde e por condições adequadas de trabalho para os servidores. Se você tem conhecimento de alguma situação irregular no seu setor, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco