8M

SINJUS vai às ruas de BH para defender igualdade de direitos para mulheres

quinta-feira, 09/03/23 18:03 Diretores do SINJUS posam junto de manifestantes com a bandeira do Sindicato, aparecem na imagem: Adriana Teodoro, diretora de Assuntos Sociais e Saúde, Alexandre Gomes, diretor de Imprensa e Comunicação, Wagner Ferreira, diretor de Assuntos Jurídicos e vereador de BH, e Jonas Pinheiro, diretor de Formação Política.

Nessa quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, diversos coletivos sociais e entidades da sociedade civil organizada saíram às ruas em várias cidades do País para celebrar as conquistas femininas até aqui e lutar por mais igualdade, respeito e dignidade. Em Belo Horizonte, os dirigentes do SINJUS-MG juntaram-se à marcha que teve início na Praça da Liberdade e saiu pelas ruas e avenidas do Centro da capital mineira. O ato foi marcado pela pluralidade, representatividade e, acima de tudo, pela empatia.

O evento contou com a adesão de milhares de mulheres pretas, pardas, indígenas, amarelas e brancas ligadas aos mais diversos movimentos sociais, culturais e étnicos, bem como de integrantes da comunidade LGBTQIAP+, todas protestando contra a desigualdade de gênero, a violência de gênero e o machismo. Homens cis héteros que defendem a causa feminista também participaram da marcha.

Adriana Teodoro, diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde

A participação da Diretoria do SINJUS na marcha reforça o compromisso da entidade com a luta pela igualdade de oportunidades e pelo combate a todas as formas de violência contra as mulheres. Segundo a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Adriana Teodoro, o empenho de todos é fundamental para construir uma sociedade mais justa e solidária.

“Precisamos garantir que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades, independentemente de gênero, raça ou qualquer outra condição. Essa sempre foi a missão do SINJUS, que inclusive constituiu o seu Núcleo das Mulheres para acolher, potencializar e valorizar as servidoras e as mulheres da nossa sociedade”, afirmou.

Nos posicionamentos e nas publicações em referência ao Dia Internacional das Mulheres, o SINJUS sempre reforça que o dia 8 de março é uma data de resistência, resiliência e de luta. Assim, é fundamental que as cidadãs e os cidadãos se engajem no combate às violências física, psicológica, sexual, patrimonial e moral às quais as mulheres são submetidas. Também precisamos cobrar que as leis sejam cumpridas e que as vítimas sejam acolhidas e protegidas.

O vereador de Belo Horizonte e diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira (PDT-BH), fez questão de participar do ato que coloca em evidência demandas importantes de uma parte da população que ainda segue sendo negligenciada pelo poder público.

“Nós precisamos nos unir em torno dessa causa, para que possamos construir um futuro melhor para todas as pessoas, independentemente de gênero, raça ou condição social. A discriminação e o machismo não têm mais lugar em nossa sociedade”, reforçou Wagner Ferreira.

Compromisso em desconstruir o machismo

A subvalorização, as violências e a falta de oportunidade para as mulheres são consequências diretas do machismo incrustado em nossa sociedade. Ele se manifesta em diversas situações do dia a dia, desde piadas preconceituosas até ataques físicos e psicológicos. Outra face do machismo, não menos danosa, recai sobre a saúde mental das mulheres, que muitas vezes são colocadas em condições exaustivas por causa das jornadas duplas, triplas e até quádruplas.

Para combater essa chaga em nossa sociedade, a única forma é lutar para desconstruir o machismo! Portanto, se você se preocupa com a igualdade e a justiça social, junte-se ao SINJUS nessa missão! Clique aqui e participe do Núcleo das Mulheres (NM).

Acompanhe as mídias do Sindicato para se informar acerca das iniciativas do NM e também sobre as batalhas por um futuro mais igualitário!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Punhos femininos cerrados que se unem em um gesto de parceria.
LUTA CONSTANTE 8M: MULHERES CONQUISTAM DIREITOS COM PERSISTÊNCIA E CORAGEM quinta-feira, 09/03/23 15:51 Entre todas as tarefas femininas, a manutenção dos direitos conquistados é uma das mais importantes. Seja em casa, no trabalho ou na rua, as mulheres precisam se reafirmar constantemente para impedir que as proibições sociais impostas sobre o seu ... leia mais
Ilustração vetorial branca sobre fundo lilás com pincelada de tinta em sobretom, há quatro punhos cerrados que se unem em um gesto de parceria. Conteúdo textual: Força Feminina - 8M: AS MULHERES SEGUEM LUTANDO POR EQUIDADE, RESPEITO E DIGNIDADE!
FORÇA FEMININA 8M: AS MULHERES SEGUEM LUTANDO POR EQUIDADE, RESPEITO E DIGNIDADE! quarta-feira, 08/03/23 11:12 Há algumas décadas, o dia 8 de março é considerado uma data de comemoração e exaltação da figura feminina. Nas celebrações, é comum que as mulheres recebam flores, chocolates e presentes que elevam a sua feminilidade, contudo, esse não ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco