SINJUS TRAZ RUTH MANUS PARA SEMANA DAS MULHERES
sexta-feira, 26/02/21 18:41O Núcleo das Mulheres SINJUS-MG preparou uma série de atividades para celebrar a Semana das Mulheres, promovidas em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, ao longo da semana do 8 de Março. São muitas as novidades que estão por vir, e o destaque vai para a palestra online com a advogada e escritora Ruth Manus, autora do livro Mulheres não são Chatas, Mulheres estão Exaustas.
O evento é aberto a todas e a todos, por isso é muito importante que você convide familiares e colegas para debater como a sobrecarga psicossocial em cima das mulheres é ignorada e menosprezada em nossa sociedade. A live será no dia 3 de março (quarta-feira), às 19h, pelo canal do SINJUS no YouTube. Clique aqui, inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado quando a transmissão começar.
Ruth Manus é advogada, professora de Direito e escritora. Em suas obras, sempre propõe um novo olhar sobre as relações pessoais e, no livro Mulheres não são Chatas, Mulheres estão Exaustas, a autora se debruça sobre as pressões que as mulheres sofrem todos os dias e de todos os lados. A partir da obra e dos exemplos apresentados, certamente homens e mulheres passam a ter um pouco mais de consciência em relação às questões de gênero.
“A luta das mulheres por igualdade e respeito é permanente. A Ruth Manus soube abordar o assunto com profundidade e leveza, por isso decidimos convidá-la para participar da Semana das Mulheres do SINJUS. Será uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos, desenvolver o senso crítico e identificar meios para mudar essa realidade que sobrecarrega mulheres e ainda impõe estereótipos nocivos”, ressalta a diretora administrativa do SINJUS e coordenadora do Núcleo das Mulheres, Cristiane Sampaio.
Envie a sua pergunta para Ruth Manus
A live com Ruth Manus contará com a presença da diretora Cristiane Sampaio e também do coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, como anfitriões. Além da palestra, a escritora responderá a algumas perguntas exclusivamente para as filiadas ao SINJUS-MG, e você pode participar desse bate-papo.
Se você é filiada ao Sindicato, envie já a sua pergunta para a Ruth Manus pelo e-mail [email protected]. Somente as mensagens enviadas até o dia 2 de março estarão entre as selecionadas. Portanto, não perca tempo!
Mais sobre Ruth Manus
Ruth Olivier Moreira Manus Botto é uma advogada, professora universitária, palestrante, colunista e escritora brasileira. Nascida em São Paulo, graduou-se em direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde se pós-graduou em Processo do Trabalho e cursou o mestrado. Viveu em Paris, onde estudou língua e civilização francesa na Sorbonne Université, e em Roma, onde cursou pós-graduação em Direito Coletivo do Trabalho na Università di Roma Tor Vergata. Em Portugal, fez uma pós-graduação em Direito Europeu e hoje cursa o doutoramento em Direito Internacional, ambos na Universidade de Lisboa. É professora de Direito do Trabalho e Direito Internacional. Autora de sete livros, Ruth firmou-se como cronista e escritora, sem deixar de lado a carreira jurídica.
Conheça suas obras:
- Pega lá uma chave de fenda: E outras divagações sobre o amor (2015)
- Um dia ainda vamos rir de tudo isso (2018)
- Modéstia à Parte: Coisas que o mundo inteiro deveria aprender com Portugal (Portugal, 2018)
- Coisas que ninguém conta a um estudante de Direito (em parceria com Pedro Paulos Manu) (2019)
- Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas (2019)
- 10 histórias para tentar entender um mundo caótico (em parceria com Jamil Chade) (2020)
- 40 pequenos desabafos: de quem não nasceu para quarentenas (2020)
Faça parte do Núcleo das Mulheres
O Núcleo das Mulheres do SINJUS tem o objetivo de promover conhecimento, empoderamento e maior representatividade feminina entre as servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG). Além de fortalecer as demandas trabalhistas das mulheres, uma das diretrizes do Núcleo é apoiar moral, emocional e juridicamente as filiadas.
Se você ainda não é integrante, clique aqui e faça parte do Núcleo das Mulheres!