INSALUBRIDADE

SINJUS SOLICITA TELETRABALHO PARA SERVIDORES EM UNIDADES COM MÁS CONDIÇÕES

segunda-feira, 20/11/23 19:04 A imagem apresenta um homem mais velho, calvo e com barba branca, sentado em uma mesa em uma sala mal iluminada, com uma pilha de processos à sua frente. Ao seu redor há muitas teias de aranha, o ambiente aparenta estar sujo e desorganizado
FOTO: Stokkete/ Envato Elements

A luta do SINJUS-MG por condições de trabalho dignas para as servidoras e os servidores tem sido constante. Desta vez, o Sindicato protocolou o Ofício 61/2023, requerendo que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) avalie a possibilidade de implementação do regime de teletrabalho para os servidores lotados em unidades impróprias para o trabalho presencial enquanto perdurar essa situação.

As denúncias de insalubridade nas unidades do Tribunal não são novidade. Desde o ano passado, o SINJUS vem fazendo solicitações referentes às condições prediais de diversas unidades do TJMG, como Goiás, Afonso Pena 1.500 e Praça Milton Campos. Entre os problemas denunciados nos ofícios n. 66/2022, 93/2022, 11/2023, 22/2023, 24/2023, 49/2023, 50/2023 e 52/2023, estão, por exemplo, elevadores com defeito, ares-condicionados desregulados, excesso de ruído, obras e insegurança nos edifícios e em suas imediações.

Entre os exemplos mais recentes, está a unidade da Praça Milton Campos, 16, no bairro Cruzeiro. Há vários meses, o sétimo andar do edifício passa por obras de aprimoramento, gerando apreensão entre os servidores. As principais queixas se concentram no pé-direito baixo das salas, assim como na dificuldade em abrir as janelas, o que compromete a ventilação.

Além disso, a climatização do ar-condicionado não é uniforme, de forma que algumas salas ficam muito frias e outras muito quentes. As dificuldades relacionadas à insuficiência na ventilação e ao teto inadequado não apenas comprometem o conforto no ambiente de trabalho, mas também interferem na produtividade e na saúde dos servidores a longo prazo.

Em setembro, a Diretoria Colegiada do SINJUS vistoriou a unidade e comprovou as inadequações. Veja aqui como foi a visita.

Diante disso, o SINJUS solicita, no Ofício 61/2023, que o regime de teletrabalho seja considerado como uma alternativa prioritária para os servidores que estão lotados em ambientes inadequados para o pleno exercício de suas funções até que o Tribunal implemente medidas que garantam  segurança e condições adequadas de trabalho a seus servidores.

Dessa forma, a instituição do teletrabalho para esse grupo visa não apenas aumentar a produtividade, mas também pretende proporcionar bem-estar no local de trabalho. A medida pode ainda acelerar a conclusão das obras necessárias, assegurando que as modificações sejam implementadas com eficiência.

DENÚNCIAS

Se você tem conhecimento de qualquer irregularidade em seu setor, denuncie! Basta enviar uma mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será mantida em sigilo.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Notícias relacionadas

Foto diurna da fachada lateral do edifício situado à Praça Milton Campos, feita de baixo para cima. Sobre ela, é aplicada a figura de uma placa de atenção indicando alerta.
INSEGURANÇA SINJUS SOLICITA AO TJMG POLICIAMENTO NA PRAÇA MILTON CAMPOS sexta-feira, 17/11/23 18:06 A unidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) localizada na Praça Milton Campos, n. 16, bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte, foi alvo de novas denúncias por parte dos servidores. Desta vez, os relatos destacam a insegurança e ... leia mais
Imagem Acessível: Montagem digital com as fachadas das unidades Santo Agostinho (Rua Ouro Preto, 1564) e do Anexo I (Rua Goiás, 229), elas estão sobrepostas com um corte diagonal que separa as duas imagens.
OFÍCIOS SINJUS COBRA MANUTENÇÕES ESTRUTURAIS NAS UNIDADES GOIÁS E SANTO AGOSTINHO quinta-feira, 28/09/23 10:29 FOTO: Google Maps O SINJUS-MG protocolou, nesta semana, dois ofícios no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) solicitando melhorias nas unidades Santo Agostinho e Goiás. O Ofício n. 52/2023 diz respeito ao mau funcionamento dos elevadores do anexo ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco