SINJUS SOLICITA TELETRABALHO PARA SERVIDORES EM UNIDADES COM MÁS CONDIÇÕES
segunda-feira, 20/11/23 19:04A luta do SINJUS-MG por condições de trabalho dignas para as servidoras e os servidores tem sido constante. Desta vez, o Sindicato protocolou o Ofício 61/2023, requerendo que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) avalie a possibilidade de implementação do regime de teletrabalho para os servidores lotados em unidades impróprias para o trabalho presencial enquanto perdurar essa situação.
As denúncias de insalubridade nas unidades do Tribunal não são novidade. Desde o ano passado, o SINJUS vem fazendo solicitações referentes às condições prediais de diversas unidades do TJMG, como Goiás, Afonso Pena 1.500 e Praça Milton Campos. Entre os problemas denunciados nos ofícios n. 66/2022, 93/2022, 11/2023, 22/2023, 24/2023, 49/2023, 50/2023 e 52/2023, estão, por exemplo, elevadores com defeito, ares-condicionados desregulados, excesso de ruído, obras e insegurança nos edifícios e em suas imediações.
Entre os exemplos mais recentes, está a unidade da Praça Milton Campos, 16, no bairro Cruzeiro. Há vários meses, o sétimo andar do edifício passa por obras de aprimoramento, gerando apreensão entre os servidores. As principais queixas se concentram no pé-direito baixo das salas, assim como na dificuldade em abrir as janelas, o que compromete a ventilação.
Além disso, a climatização do ar-condicionado não é uniforme, de forma que algumas salas ficam muito frias e outras muito quentes. As dificuldades relacionadas à insuficiência na ventilação e ao teto inadequado não apenas comprometem o conforto no ambiente de trabalho, mas também interferem na produtividade e na saúde dos servidores a longo prazo.
Diante disso, o SINJUS solicita, no Ofício 61/2023, que o regime de teletrabalho seja considerado como uma alternativa prioritária para os servidores que estão lotados em ambientes inadequados para o pleno exercício de suas funções até que o Tribunal implemente medidas que garantam segurança e condições adequadas de trabalho a seus servidores.
Dessa forma, a instituição do teletrabalho para esse grupo visa não apenas aumentar a produtividade, mas também pretende proporcionar bem-estar no local de trabalho. A medida pode ainda acelerar a conclusão das obras necessárias, assegurando que as modificações sejam implementadas com eficiência.
DENÚNCIAS
Se você tem conhecimento de qualquer irregularidade em seu setor, denuncie! Basta enviar uma mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será mantida em sigilo.
SINDICATO É PRA LUTAR!