CORONAVÍRUS

SINJUS SOLICITA SUSPENSÃO DE EXPEDIENTE NO TJ

segunda-feira, 16/03/20 10:23

O Sindicato protocolou ofícios no TJMG e no TJMMG, nesta segunda-feira, 16/3, solicitando suspensão do expediente para os servidores pelo prazo de 15 dias. No documento, a entidade demonstra sua preocupação com a pandemia de Coronavírus (COVID-19) e argumenta que diversos órgãos públicos e privados já tomaram medidas de prevenção.

Nos documentos, o SINJUS reforça que as aulas nas escolas públicas e privadas do Estado foram suspensas e que o governo, inclusive, instituiu o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde para elaborar medidas de enfrentamento à pandemia.

O Sindicato afirma que, apesar das medidas tomadas pelo Poder Judiciário mineiro, como suspensão dos prazos processuais para os processos físicos, o expediente de trabalho foi mantido. Assim, os servidores continuam expostos, no dia a dia, a todo tipo de aglomerações de pessoas como, por exemplo, no transporte público ao se deslocarem entre a casa e o trabalho e, também, no horário de almoço quando muitos vão aos restaurantes no entorno dos locais de trabalho.

A entidade também alega que foi recomendado aos portadores de doenças crônicas, idosos acima de 60 anos e servidores submetidos à quimioterapia não comparecer ao trabalho por 14 dias. No entanto, a recomendação foi publicada apenas na intranet e não está regulamentada em portaria. Além de não abranger outros públicos sensíveis, como mulheres gestantes.

Assim, o Sindicato requer a suspensão do expediente no Poder Judiciário mineiro pelo prazo mínimo de 15 dias, mantendo o plantão necessário para as medidas urgentes. No ofício, o SINJUS afirma que, se não for possível atender à solicitação, que sejam dispensados do trabalho TODOS os servidores idosos, gestantes e lactantes e demais grupos considerados de risco pelos órgãos oficiais de saúde, pelo prazo de mínimo de 15 dias, pois não há o teletrabalho ou trabalho remoto em todas as unidades do Tribunal.

Fique ligado em nosso site para mais informações.

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco