APRIMORAMENTO

SINJUS SOLICITA EXAME ANUAL POR TELEMEDICINA PARA SERVIDOR EM TELETRABALHO

segunda-feira, 20/06/22 18:34 Ilustração digital em tons de azul exibe um homem vestido com jaleco, dentro de uma tela de um laptop, sugerindo um atendimento de telemedicina. Saindo da tela, há ícones em vermelho, ilustrando medicamentos, exames e uma maleta com equipamentos para atendimento médico.

FOTO: Vecteezy

No último dia 15 de junho, o SINJUS-MG protocolou ofícios no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) propondo melhorias nos procedimentos referentes ao exame médico anual para os servidores que estão no regime de teletrabalho. A sugestão é de que seja permitido o uso da telemedicina, promovendo mais praticidade, eficiência e economia.

Os ofícios foram direcionados ao presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, e à superintendente de Gestão do Trabalho a Distância e de Apoio à Prestação Jurisdicional, desembargadora Sandra Alves de Santana e Fonseca.

O SINJUS argumenta que a regulamentação do teletrabalho no Judiciário mineiro permitiu ao servidor exercer as suas atribuições em locais diversos da sua lotação, inclusive em outros municípios, estados e até países. Desse modo, a obrigatoriedade de exame médico de forma presencial configura um contrassenso.

“Recebemos essa solicitação de filiadas e filiados que iniciaram no sistema de teletrabalho do TJMG. Hoje, com a tecnologia disponível e os protocolos bem estruturados, a telemedicina se tornou uma realidade, e certamente a medida será benéfica para os servidores e também para a Administração do Tribunal. Assim, estamos propondo que seja possível realizar o exame anual por meio da telemedicina, procedimento que já está regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina e também autorizado pelo Ministério da Saúde”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

O Sindicato requereu que seja permitida a realização do exame periódico anual de forma não presencial, valendo-se, por exemplo, das tecnologias assistivas na área de saúde, sem a necessidade de deslocamento do servidor até a sede do Tribunal. Assim, de forma remota, a Administração poderia disponibilizar aos servidores em teletrabalho a relação de exames obrigatórios para que eles os encaminhem por meio de sistema eletrônico.

Nos ofícios, o SINJUS também apresenta o exemplo do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), que adotou os procedimentos da telemedicina no dia 26 de fevereiro deste ano.

Essa é mais uma frente de atuação ativa do SINJUS em relação ao teletrabalho. Vale lembrar que, em maio, o Sindicato conseguiu aprimorar duas regras na Comissão de Gestão do Teletrabalho do TJMG referentes ao curso preparatório para gestores e à mensuração de produtividade (clique aqui e saiba mais).

Acompanhe as nossas mídias e fique informado sobre o andamento dessa e de outras demandas de seu interesse.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Notícias relacionadas

Captura de tela de uma videoconferência em que estão dispostos os membros da Comissão de Gestão do Teletrabalho do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
COMISSÃO REGRAS DO TELETRABALHO SÃO APERFEIÇOADAS A PARTIR DE SUGESTÕES DOS SINDICATOS quinta-feira, 19/05/22 15:55 Nessa quarta-feira, dia 18 de maio, a Comissão de Gestão do Teletrabalho do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se reuniu e promoveu dois aperfeiçoamentos nas regras do trabalho remoto. As mudanças que contemplam demandas das servidoras e ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco