LEI FEDERAL

SINJUS SOLICITA AUMENTO DA MARGEM DO CONSIGNADO AO TJ

sexta-feira, 09/04/21 19:35

Diante da perda de renda dos núcleos familiares decorrente da crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19 e da entrada em vigor da Lei 14.131/2021, o SINJUS-MG solicitou ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e ao Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) que ampliem o limite da margem para contratação de crédito consignado descontado em folha. O objetivo é dar uma maior flexibilidade ao orçamento e estender o acesso dos servidores a operações de crédito com taxas menores.

No ofícios enviados às Presidências do TJMG e do TJMMG, o Sindicato destaca que, no dia 30 de março de 2021, foi publicada a Lei Federal 14.131/2021, a qual dispõe sobre o acréscimo de 5% ao percentual máximo para a contratação de operações de crédito com desconto automático em folha de pagamento até 31 de dezembro de 2021. A medida beneficia servidores públicos ativos e inativos, militares, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Desse modo, o percentual máximo de consignação permitido por lei federal passou de 35% para 40%, sendo mantido o limite máximo de 5% destinados exclusivamente para amortização de despesas ou saques por meio de cartões de crédito.

“Em muitos casos, servidores que já comprometeram a margem de 35% do crédito consignado se veem obrigados a recorrer a empréstimos pessoais para enfrentar este momento delicado. O problema é que a diferença das taxas de juros é muito grande. O aumento da margem do consignado pode evitar ou reduzir a necessidade de se recorrer a outras modalidades de empréstimo ou às financeiras”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Segundo dados do Banco Central, em março deste ano, as taxas cobradas no consignado ficaram geralmente abaixo de 1,5% ao mês. Na modalidade de crédito pessoal não consignado, elas vão para a casa dos 3%, 4% ao mês nos bancos tradicionais. Já nas financeiras, as taxas de juros podem ultrapassar os absurdos 25% ao mês.

Por isso, o SINJUS solicitou ao TJMG e ao TJMMG que passem a implementar a regra da legislação federal nas operações de crédito consignado descontadas nas suas folhas de pagamento. No documento, o Sindicato salienta ainda que a adequação é urgente, visto que a medida pode ter grande impacto na vida financeira dos servidores.

Acompanhe o site e as mídias sociais do SINJUS para ficar sempre bem informado sobre essa e outras demandas da categoria.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco