SINJUS SE REINVENTA PARA SUPERAR OS DESAFIOS DE 2020
sexta-feira, 18/12/20 19:23O ano de 2020 foi desafiador para todos, em especial para os servidores do Judiciário mineiro. Diante do cenário de pandemia da Covid-19, a categoria se desdobrou, muitas vezes se arriscando, para garantir ao cidadão o acesso à Justiça. Mesmo com o empenho e os resultados, a categoria foi alvo de inúmeros ataques que tiveram como objetivo fragilizar ou retirar seus direitos. Nesse cenário, o SINJUS-MG se reinventou para poder lutar em defesa dos servidores e também oferecer serviços e benefícios para os seus filiados.
Ao longo de todo o ano, o SINJUS promoveu inúmeras iniciativas e liderou pleitos junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), ao Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e a deputados estaduais e federais, com o objetivo de defender os interesses dos servidores. Apesar das adversidades, o Sindicato mostrou que a sua combatividade sempre resulta em avanços para a categoria.
“A necessidade de distanciamento social trouxe muitos desafios. Já no início do ano, tivemos que começar a batalha para que o TJMG adotasse medidas efetivas para garantir a saúde das servidoras e dos servidores. Ainda no âmbito do Tribunal, seguimos firmes cobrando da Presidência o respeito aos direitos da categoria, como a Data-Base e a Promoção Vertical. Essas são lutas que continuarão sendo travadas pelo SINJUS em 2021. Houve ainda um grande esforço que conteve danos ainda maiores na luta contra a Reforma da Previdência em Minas”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
O dirigente e os demais membros da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal do SINJUS tomaram posse em maio, após a entidade realizar a sua primeira eleição por meio virtual. O processo seguiu todos os procedimentos legais e o sistema usado na votação garantiu a confidencialidade, a confiabilidade e a integridade dos votos.
Datas-Bases
Promoção Vertical
No início deste ano, o TJMG homologou e reposicionou os servidores aprovados na Promoção Vertical 2018. Em maio, com a pandemia forçando o distanciamento social, o SINJUS promoveu duas edições do Curso Online Reta Final de Preparação para a PV 2020. A iniciativa se mostrou um sucesso, com todas as vagas preenchidas em poucos dias de inscrição. “Esse projeto foi muito importante, pois qualquer detalhe pode fazer uma grande diferença no desenvolvimento das carreiras dos filiados”, observa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.
O direito à PV também foi objeto de muita luta com a Presidência do TJMG, que demorou mais de um ano para fazer o apontamento das vagas da PV 2019 e que só pretende abrir o edital da PV 2020 no próximo ano. “Com a unificação das carreiras, servidores de 1ª e 2ª instâncias vão disputar conjuntamente as vagas na PV 2020. Vamos detalhar todas as mudanças, mas certamente os nossos filiados estarão bem preparados devido aos cursos e às orientações que o SINJUS disponibilizará exclusivamente para eles”, complementa Wagner Ferreira.
Reforma da Previdência estadual e Reforma Administrativa federal
A luta sindical foi fundamental para reduzir os danos na Previdência dos servidores estaduais mineiros. A proposta original do governador Romeu Zema (NOVO) previa retirada de uma série de direitos, mas a união das entidades e as muitas articulações com deputados estaduais aliados impediram grandes retrocessos. Durante seminário realizado pela ALMG, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, foi destaque entre os debatedores. Na oportunidade, o dirigente criticou a tramitação da Reforma em plena pandemia, sem a possibilidade de participação dos servidores nas discussões (clique aqui e assista ao vídeo).
Já no âmbito nacional, o SINJUS se juntou a outras 28 entidades do País, que representam mais de 400 mil servidores, no Movimento a Serviço do Brasil. O objetivo é conscientizar a população e os parlamentares sobre pontos da Reforma Administrativa e da PEC Emergencial que são lesivos ao cidadão. Com a articulação, a discussão da proposta foi adiada para 2021, e o SINJUS continua acompanhando de perto as movimentações em torno do assunto.
Combate à Covid-19 no TJMG
Fiscalizamos também os protocolos implementados, buscando a solução dos problemas com os responsáveis e lutamos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que o grupo de risco tivesse direito à permanência no trabalho remoto. “Neste momento, em que o número de casos e a taxa de ocupação de leitos de UTI voltou a ser preocupante, o SINJUS está solicitando novamente a adoção do teletrabalho após o recesso forense”, destaca a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Adriana Teodoro.
Inovação e novos serviços aos filiados
Em 2020, o SINJUS não parou de implementar soluções para aprimorar os serviços e benefícios aos seus filiados e também aos servidores. Logo no início da pandemia, foram iniciadas negociações com empresas parceiras que resultaram no Pacote Emergencial de Convênios de Saúde, com descontos exclusivos em farmácias, clínicas, centros de diagnóstico e profissionais de saúde. Outros convênios continuam sendo firmados para ampliar a gama de benefícios.
Por meio dos canais online, nenhum filiado ficou sem suporte. Os atendimentos do Sindicato passaram a ser oferecidos por meio de videoconferências, e-mail ou WhatsApp, entre eles as assessorias jurídicas e previdenciária, as consultas nutricionais e psicológicas, as demandas do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD), as reuniões do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) e os projetos Independência Digital e Memória Ativa, além das assembleias gerais que debateram assuntos de interesse dos filiados e da categoria.
Com a necessidade de as interações serem por meio digital, em 2020, o SINJUS aprimorou ainda mais as suas mídias sociais, facilitando que informações de interesse cheguem rápido às servidoras e aos servidores, por meio do site, Facebook, Instagram e YouTube. Nessa última plataforma, ao longo do ano, promovemos diversas lives que abordaram assuntos como carreira e direitos dos servidores, saúde física e mental, cuidados com a covid-19, finanças, entre outros.
Distancial Dining SINJUS
“Em 2020, mais uma vez, o SINJUS mostrou ser um sindicato diferenciado. Temos diretores e uma equipe de funcionários diferenciados. O SINJUS não parou e não vai parar de lutar pelos direitos dos servidores e de aprimorar os serviços e vantagens para suas filiadas e seus filiados”, complementa Alexandre Pires.
SINDICATO É PARA LUTAR!