SINJUS REQUER REUNIÃO COM TJ SOBRE CONCURSO DE ANALISTA JUDICIÁRIO
segunda-feira, 05/08/24 19:07
O SINJUS-MG enviou um ofício ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) solicitando reunião para tratar do andamento do concurso de Analista Judiciário, referente ao Edital 01/2022. O Sindicato quer discutir a situação dos candidatos aprovados, além de buscar soluções para viabilizar a nomeação dos aprovados na maior brevidade possível.
No documento, a entidade explica que o prolongamento do certame tem gerado ansiedade e incerteza entre os aprovados, além de sobrecarregar os servidores efetivos do Tribunal, que enfrentam uma escassez significativa de pessoal. Segundo o TJ, a demora na conclusão do concurso se deve a discussões sobre vagas afirmativas, o que, de acordo com o SINJUS, não deveriam afetar os aprovados para o cargo de Analista Judiciário, cuja lista é única e específica para a Comarca de Belo Horizonte. Atualmente, há 424 cargos vagos para essa especialidade, o que agrava a sobrecarga dos servidores.
“Precisamos avançar nessa demanda não só para evitar o impacto ao bem-estar dos servidores, mas também visando a continuidade da prestação jurisdicional de qualidade à população mineira”, aponta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
Em reunião da Mesa de Negociações no dia 29 de julho, a Presidência informou aos dirigentes sindicais que a homologação do concurso será um dos tópicos da pauta da próxima sessão do Órgão Especial do TJ, prevista para ocorrer no dia 28 de agosto.
Desse modo, o Sindicato solicitou a reunião com a Presidência do TJMG, envolvendo também representantes da comissão de candidatos aprovados. Diante de toda a defasagem do quadro de servidores do Poder Judiciário, a imediata nomeação dos aprovados no concurso do Edital nº 1/2022 atende aos interesses dos candidatos e dos sobrecarregados servidores, mas, sobretudo, da sociedade mineira, que anseia por um Poder Judiciário eficiente.
Fique atento ao site do SINJUS e se mantenha informado sobre essa e outras lutas.
SINDICATO É PRA LUTAR!