DIREITO DO SERVIDOR

SINJUS REQUER AO TJMG QUE RESPEITE A ESCALA DE FÉRIAS

terça-feira, 19/05/20 20:16

Após receber várias denúncias, o SINJUS-MG, por meio do Ofício nº 62/2020, está questionando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) sobre o porquê de as férias dos servidores estarem sendo antecipadas, forçadamente, para os meses de maio e junho. O Sindicato solicita ao TJMG que a escala já definida de férias regulamentares seja respeitada, pois muitos servidores já se programaram e a mudança repentina pode inviabilizar projetos pessoais e acarretar prejuízos financeiros.

De acordo com os relatos recebidos pelo SINJUS, a Administração do Tribunal e suas chefias estão remarcando as férias para este período de maio e junho sem a concordância dos servidores. “O que queremos do Tribunal é que, diante de uma situação excepcional como a que estamos passando, a Administração pense primeiro na saúde mental e física do servidor. A antecipação obrigatória das férias não só fere o direito constitucional ao descanso, como causa prejuízo financeiro aos servidores, acarretando assim mais stress e insatisfação”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

No documento protocolado nesta terça-feira, dia 19 de maio, o Sindicato argumenta que a Portaria nº 3.360/2016 prevê que a concessão das férias regulamentares remuneradas deve ser analisada levando-se em consideração a necessidade do serviço público e o direito dos servidores públicos.

“Nosso entendimento é de que a mudança do período de férias pactuado com o servidor só pode ocorrer diante de clara e justificada necessidade do serviço público. Por isso, não se pode usar a pandemia ou o regime de plantão extraordinário como desculpa para remarcações sem critério”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.

Ergonomia no teletrabalho

O SINJUS também solicitou ao TJMG, por meio do Ofício nº 61/2020, a adoção de medidas para garantir a saúde dos servidores que estão exercendo as suas atividades em regime de teletrabalho.

No documento, foi requerido que a Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) crie uma campanha de comunicação para orientar os servidores sobre as melhores práticas durante o trabalho em home office, abordando, por exemplo, a necessidade de se manter uma postura adequada durante o expediente em frente ao computador, de fazer pausas periódicas e alongamentos, respeitar o horário da jornada de trabalho e os intervalos, controlando, inclusive, os horários em que estão à disposição por meios eletrônicos, especialmente com o uso de aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, entre outras orientações que a Gersat entenda como fundamentais para o bem-estar dos servidores.

“O Tribunal divulgou números importantes da produtividade, apurados neste período de plantão extraordinário. Foram mais de 7,4 milhões de atos processuais. Isso mostra que o servidor do Judiciário mineiro tem cumprido o seu papel. Contudo, o TJMG também precisa ter uma atenção maior quanto à saúde do servidor neste período, inclusive no que diz respeito à ergonomia”, afirma a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Adriana Teodoro.

Essas iniciativas do SINJUS foram tomadas em atendimento à demanda de servidores que enviaram suas denúncias e sugestões pelo e-mail [email protected]. Nesta #QuarentenaComSINJUS, os diretores e funcionários do Sindicato estão firmes trabalhando para atender você, servidor, cada vez melhor. Se você tem alguma solicitação, entre em contato conosco.

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco