SINJUS REPUDIA ATAQUE A JUÍZA DE ITAJUBÁ
sexta-feira, 15/05/20 13:24O Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) vem a público manifestar seu repúdio aos ataques sofridos pela Juíza de Direito Letícia Drumond, da 2ª Vara da Comarca de Itajubá, na última quarta-feira, 13/5.
A magistrada mandou revogar o decreto de reabertura de bares, restaurantes, igrejas e academias na cidade, para evitar a propagação do novo coronavírus. No dia seguinte, um grupo de pessoas contrárias ao isolamento social fez um protesto, cercando a casa da juíza. Um vereador da cidade, Renato Moraes (PSDB), foi um dos organizadores da manifestação. Chegou ao conhecimento do Sindicato que, por conta do episódio, alguns servidores que trabalham na comarca também estão se sentindo inseguros no deslocamento até o trabalho.
O SINJUS declara seu apoio e presta sua solidariedade à juíza que, lamentavelmente, foi atacada por exercer a sua função e punida por priorizar a saúde da população. O Sindicato não concorda com esse tipo de manifestação, que desqualificada publicamente, a decisão de uma juíza, que foi técnica, no âmbito da competência jurisdicional, fundamentada em orientações da Organização Mundial da Saúde. O Sindicato também declara seu apoio aos servidores da Comarca de Itajubá, que são vítimas indiretas desse episódio, e exercem um trabalho sério e de alta qualidade, que fortalece o Poder Judiciário, instituição basilar do Estado Democrático de Direito.
O SINJUS espera que haja uma investigação por parte dos órgãos competentes para apurar as responsabilidades da ação e a devida punição para os excessos praticados e que não haja tolerância com atitudes antidemocráticas e ataques às instituições e seus servidores.
Diretoria Colegiada do SINJUS-MG