SINJUS REALIZARÁ REUNIÕES SETORIAIS COM OS SERVIDORES E ATO PELO TELETRABALHO
terça-feira, 04/04/23 17:58Nas últimas semanas, houve uma escalada da insatisfação entre as servidoras e os servidores motivada pela falta de respostas concretas por parte do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a importantes reivindicações, como a quitação do retroativo da Data-Base 2022, o pagamento das restituições do IRPF sobre juros de URV e a revogação da Portaria n. 17/2023, que restringe o teletrabalho no âmbito da Superintendência Judiciária (Sejud). Diante desse cenário, o SINJUS-MG realizará, nos dias 10, 11 e 12 de abril, reuniões setoriais em unidades do Tribunal para alinhar as estratégias de luta com a categoria. Também está programado um novo ato em defesa do teletrabalho para o dia 12 de abril.
Durante os encontros setoriais, dirigentes do SINJUS vão atualizar os servidores acerca das tratativas na Mesa de Negociação e de como a Administração do TJMG vem respondendo às reivindicações dos sindicatos. Os dirigentes também vão fornecer informações sobre as iniciativas já em curso que buscam garantir esses direitos e alinhar com a categoria as estratégias para as próximas ações.
“Este é um momento importante do cronograma de lutas, pois precisamos destravar conquistas já alcançadas e garantidas, como a Data-Base 2022 e as restituições da URV, bem como progredir com a batalha pela Data-Base 2023 e intensificar a mobilização pela derrubada da Portaria n. 17/2023, que praticamente inviabiliza qualquer possibilidade de teletrabalho integral em determinados setores do TJMG que têm plenas condições de adotar o sistema”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
Por isso, é importante que você, servidora ou servidor, mantenha-se bem informado e mobilizado para contribuir com as iniciativas do seu Sindicato. Confira o calendário das reuniões setoriais:
Segunda-feira, 10 de abril
14h – Unidades da Rua Goiás – Anexos I e II
Terça-feira, 11 de abril
14h – Unidade da Afonso Pena, n. 1500
Quarta-feira, dia 12 de abril
13h – Edifício-sede (Av. Afonso Pena, n. 4001)
Novo ato em favor do teletrabalho no TJMG
No dia 12 de abril, quarta-feira, a reunião setorial acontecerá no saguão da unidade sede, junto com a manifestação pelo teletrabalho. Assim, o SINJUS convoca as servidoras e os servidores a participar de um novo ato em defesa do teletrabalho e contra a Portaria n. 17/2023, de autoria do 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Alberto Vilas Boas.
A mobilização no hall do TJMG vai ocorrer, novamente, durante a sessão do Órgão Especial. O objetivo é demonstrar para a Administração do TJMG e para os desembargadores membros do Órgão Especial que os servidores seguem insatisfeitos com a postura intransigente, com a ausência de diálogo, com a falta de isonomia nas regras internas e com as restrições impostas ao teletrabalho pela 1ª Vice-Presidência.
“Nas últimas semanas, nos reunimos com muitos presidentes de Câmaras e a grande parte dos desembargadores e desembargadoras se mostrou favorável a uma certa flexibilidade para as chefias organizarem as suas equipes. Nesses encontros, quase sempre foram relatados ganhos expressivos de produtividade com a adoção do teletrabalho. Por isso, não entendemos o porquê de o Tribunal ir na contramão das boas práticas”, reforça o diretor de Finanças, Felipe Rodrigues.
Portanto, compareça às reuniões setoriais e também ao ato do dia 12 de abril, às 13h, no hall do edifício-sede do TJMG. Chame os colegas, vista a camisa “Só a luta te garante” e venha defender os seus direitos e o teletrabalho no Judiciário mineiro.
SINDICATO É PRA LUTAR!