COVID-19

SINJUS QUESTIONA TJ SOBRE RISCO A OFICIAIS DE JUSTIÇA

quinta-feira, 25/06/20 18:33

Nesta quinta-feira, dia 25 de junho, o SINJUS-MG enviou o Ofício nº 76/2020 solicitando ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) esclarecimentos sobre o que considera “possibilidade de risco” no que se refere ao cumprimento de mandados. Essa demanda foi encaminhada ao Sindicato por oficiais de Justiça vinculados à 2ª Instância que temem contrair o novo coronavírus (Covid-19) durante o trabalho.

No documento, o SINJUS pede que o Tribunal explique, de forma clara e objetiva, o artigo 15 da Portaria Conjunta nº 952/2020, segundo o qual “os oficiais de justiça deverão cumprir os mandados, inclusive nos finais de semana, salvo quando verificarem a possibilidade de risco, seja pelo fato de se depararem com quadro supostamente sintomático do Coronavírus, seja por risco iminente a sua pessoa, justificando ao juiz competente, por meio de certidão no próprio mandado, seu eventual descumprimento”.

O Sindicato argumenta que, com escalada de casos da Covid-19 em Belo Horizonte e em Minas Gerais, grande parte das localidades se tornaram potencialmente perigosas, principalmente lugares ermos, aglomerados e favelas. A situação é ainda mais grave em cidades do entorno de Belo Horizonte, nas quais o poder público municipal não adotou medidas rígidas de prevenção. São os casos de Ibirité, Betim e Ribeirão das Neves, por exemplo.

O Sindicato salienta que as atribuições do oficial de Justiça o expõem a contato próximo com outras pessoas. Contudo, as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde são justamente para que se evite esses contatos próximos.

Denúncias

Durante o Plantão Extraordinário, o SINJUS está ainda mais vigilante em relação às condições e à estrutura de trabalho dos servidores, principalmente quando se trata das medidas de proteção durante a pandemia de coronavírus. Se você tem conhecimento de alguma situação irregular, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected] com o assunto “QUARENTENA COM SINJUS”. Sua identidade será preservada.

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco