SINJUS PEDE SUSPENSÃO DE VIAGENS DE SERVIDORES
quinta-feira, 02/04/20 15:19O SINJUS-MG encaminhou um ofício à Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) requerendo que as viagens de servidores para execução de tarefas rotineiras sejam suspensas enquanto durar a recomendação de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus.
Chegou ao conhecimento do Sindicato que servidores da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), que estão trabalhando durante o plantão extraordinário do TJ, continuam viajando para várias comarcas do Estado. Os servidores estão sendo obrigados a manter uma rotina de viagens normal para análise de projetos, contratos e obras em andamento, ou seja, tarefas rotineiras e não urgentes.
No ofício, o SINJUS afirma que essa situação é preocupante, que não pode prevalecer, já que expõe os servidores a risco iminente. O Ministério da Saúde recomenda que “qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. Vale lembrar que por todo o estado a transmissão comunitária já é uma realidade.
O Sindicato também alerta no documento que diversos municípios mineiros estão adotando barreiras sanitárias, inclusive com fechamento de hotéis e outros estabelecimentos. Com isso, além do risco de contágio, o servidor em viagem também poderá ficar sem apoio e estrutura durante o serviço.
Assim, o SINJUS requer a suspensão de todas as viagens a trabalho de servidores do TJMG, notadamente aqueles da DENGEP, para análise de projetos, contratos e obras em andamento pelo interior do Estado, considerando que orientação das autoridades sanitárias é pelo isolamento social.