RISCO DE CONTAMINAÇÃO

SINJUS PEDE SUSPENSÃO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL NO TJ

quarta-feira, 01/04/20 10:37

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou novas regras para o expediente de seus servidores durante o regime de plantão extraordinário. Entretanto, em vez de restringir a circulação de pessoas em seus edifícios diante das primeiras mortes por Covid-19 em Minas Gerais, a Presidência do TJMG passou a exigir a presença de servidores em todas as unidades judiciárias e administrativas. Diante do grave risco de contágio de servidores, estagiários, terceirizados e seus familiares, o SINJUS-MG solicitou, nesta terça-feira, dia 31/3, a suspensão do atendimento presencial no Tribunal.

Entre as novas regras publicadas pelo TJMG está a necessidade de presença de pelo menos um servidor em cada unidade judiciária e administrativa. Com essa medida, aumenta o fluxo de pessoas nas repartições, necessitando, consequentemente, de que terceirizados e estagiários estejam presentes para viabilizar o atendimento das demandas.

“Pelas novas determinações, o que deveria ser a exceção virou regra. Antes, os servidores no regime de plantão presencial deveriam se dedicar exclusivamente às demandas urgentes da sociedade e que não pudessem ser resolvidas de forma remota. Contudo, agora, os servidores vão ter que comparecer às unidades de trabalho diariamente e realizar o atendimento relativo a processos que não são urgentes neste momento de crise epidemiológica. Por outro lado, todos os magistrados estão despachando de casa”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS-MG, Wagner Ferreira.

Antes da publicação das novas regras, vários servidores já se queixavam de que o TJMG não estava fornecendo equipamentos de proteção individual (EPIs) como álcool em gel e máscaras descartáveis, mesmo para aqueles que estão manuseando processos físicos. Um risco também para os assessores que estão em trabalho remoto, pois eles recebem os processos físicos em seus carros e os levam para casa, aumentando o potencial de contágio.

“Temos informações de casos confirmados de servidores com novo coronavírus. Se essa postura da Administração permanecer, o TJMG vai ser um foco propagador da infecção. Além da transmissão dentro dos edifícios, o servidor e demais colaboradores estarão expostos ou poderão ser um vetor durante o seu deslocamento até o trabalho e também no repouso em casa. Para agravar, muitas pessoas que estão sendo obrigadas a trabalhar presencialmente no Tribunal residem com familiares do grupo de risco, como idosos e pacientes com doenças crônicas”, reforça o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Alexandre Pires.

Nessa segunda-feira, o SINJUS chegou a enviar ofício ao TJMG cobrando a disponibilização de EPIs para os servidores que estão trabalhando presencialmente. Entretanto, diante das novas regras publicadas e da gravidade da situação, a Diretoria Colegiada do Sindicato realizou nesta terça-feira, dia 31/3, uma reunião virtual na qual decidiu pedir ao Tribunal a suspensão dos atendimentos presenciais.

Os dirigentes se basearam na Resolução Nº 313 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual determina que o trabalho remoto seja a regra, e o trabalho presencial seja excepcional e para demandas urgentes que não possam ser atendidas remotamente. No requerimento desta terça-feira, o SINJUS reforçou ainda a necessidade de fornecimento de EPIs para os servidores que venham fazer o atendimento presencial aos casos urgentes e excepcionais.

O SINJUS segue atento e lutando por essas e outras demandas dos servidores, ainda mais neste momento delicado para todos. Por isso, criamos a campanha #QuarentenaComSINJUS. Pelo e-mail [email protected] você pode enviar a sua denúncia, sugestão ou solicitação. Aproveite e fique sempre bem informado por meio das nossas mídias sociais. O SINJUS-MG não para de trabalhar pelo servidor do Judiciário mineiro.

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco