SINJUS PEDE SEGURANÇA A SERVIDORES EM SESSÃO DO TJMG
segunda-feira, 06/07/20 19:13Nos últimos dias, o agendamento de uma sessão de julgamento presencial da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) trouxe apreensão aos servidores. Isso porque há o risco de que ocorra a concentração de um número considerável de pessoas na reunião que acontece nesta terça-feira, dia 7 de julho, momento em que Belo Horizonte e Minas Gerais apresentam números elevados de casos do novo coronavírus (Covid-19). Por isso, o SINJUS-MG se reuniu, nesta segunda-feira, dia 6 de julho, com desembargadores membros da 18ª CACIV para garantir que medidas de segurança sejam adotadas, preservando a saúde daqueles que estarão trabalhando durante a sessão.
Após receber várias denúncias de servidores temerosos com o risco de aglomeração, a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Adriana Gonçalves Mota Teodoro, levou a preocupação ao presidente da 18ª Câmara Cível, desembargador Sérgio André da Fonseca Xavier. Também participou do encontro o futuro presidente da Câmara, desembargador Lailson Braga Baeta Neves.
“O presidente da Câmara, Sérgio André, assegurou que todas as medidas de prevenção serão adotadas, como a disponibilização de álcool em gel, a dispensa do uso de beca por parte dos advogados e o controle do número de pessoas na entrada do local da sessão, que será realizada no auditório do Órgão Especial para facilitar o maior distanciamento entre os participantes. Também será exigido o uso de máscara.”, complementa Adriana Teodoro.
O magistrado alegou que a sessão precisa ser presencial porque o sistema utilizado nas reuniões virtuais está apresentando muitos problemas e ficou com receio de que houvesse falhas técnicas durante a transmissão.
SINJUS requer acesso ao grupo de trabalho sobre a Covid-19
Nesta segunda, dia 6 de julho, o SINJUS-MG também enviou o Ofício Nº 80/2020 ao presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, solicitando a participação do Sindicato no grupo de trabalho, criado pela Portaria 4.869, que está debatendo as medidas de retorno gradual ao trabalho presencial, em razão da atual pandemia de Covid-19.
No documento também foram reiteradas as solicitações para disponibilização de equipamentos de proteção individual, de máscaras descartáveis e de álcool em gel para aqueles que estão trabalhando em atendimento presencial, bem como a testagem (por amostragem) de servidores, colaboradores e terceirizados e a aferição de temperatura de todos que acessam os edifícios do Tribunal.
Denúncias
Durante o Plantão Extraordinário, o SINJUS está ainda mais vigilante em relação às condições e à estrutura de trabalho dos servidores, principalmente quando se trata das medidas de proteção durante a pandemia de coronavírus. Se você tem conhecimento de alguma situação irregular, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected] com o assunto “QUARENTENA COM SINJUS”. Sua identidade será preservada.