TJMG E FEBRABAN

SINJUS PEDE A SUSPENSÃO DE PARCELAS DO CONSIGNADO

segunda-feira, 11/05/20 17:42

Diante da perda de renda dos núcleos familiares decorrente da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, o SINJUS solicitou ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que intercedam junto às instituições financeiras pela suspensão, sem ônus, das parcelas de empréstimos consignados dos servidores do Judiciário mineiro. O objetivo é permitir aos que possuem contratos ativos deste tipo a possibilidade de readequar o orçamento neste período.

No Ofício Nº 57/2020, enviado à Presidência do TJMG, o SINJUS solicita que o Tribunal interceda junto aos bancos parceiros para que sejam suspensos os descontos em folha de seus servidores até o dia 31/12/2020 ou outro prazo a ser negociado. É requerido ainda que não haja nenhuma cobrança de taxa ou juros durante o período de suspensão dos pagamentos, garantido que o custo efetivo total (CET) do contrato permaneça inalterado. No documento, o Sindicato argumenta que é papel do TJMG zelar pelo sustento e garantia alimentar de seus servidores.

“Os servidores, assim como toda a sociedade, estão sendo atingidos pela crise econômica agravada pela pandemia. Assim, a suspensão dos descontos referentes aos empréstimos consignados ampliará os recursos para que o servidor possa reagir a este momento difícil no seu grupo familiar. Por isso, estamos pedindo que a Presidência do Tribunal ampare o seu servidor e faça a intermediação com os bancos parceiros”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Tanto no ofício enviado ao TJMG quanto no Ofício nº 58/2020, enviado à Febraban, o SINJUS ressalta que a suspensão das parcelas do crédito consignado não terá impacto significativo para as instituições financeiras. Isso, porque medidas já adotadas pelo Banco Central vão aportar R$ 1,2 trilhão no mercado financeiro.

“O governo já garantiu uma injeção de recursos aos bancos. O objetivo foi dar liquidez para que eles pudessem oferecer suporte aos seus clientes. Por isso, é penalmente viável a suspensão das parcelas dos consignados dos servidores do Judiciário mineiro neste momento”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.

O Sindicato entende que a suspensão das parcelas dos empréstimos consignados será uma medida adequada a todos, pois irá garantir a tranquilidade para que os servidores continuem melhorando a prestação jurisdicional à sociedade, possibilitará a adequação do orçamento familiar dos servidores e também irá colaborar para que a economia brasileira se recupere após o fim do isolamento social.

Notícias relacionadas

DIREITO DO SERVIDOR SINJUS PEDE PAGAMENTO DO RETROATIVO DAS DATAS-BASES sexta-feira, 08/05/20 15:56 Diante da proximidade do fim do mandato da atual gestão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da apreensão dos servidores devido à crise provocada pela Covid-19, o SINJUS-MG solicitou à Presidência do TJMG um posicionamento acerca ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra três autoridades sorridentes em um ambiente formal, com estantes de livros ao fundo. O centro da cena é ocupado por um documento oficial, com destaque para a assinatura. O texto sobreposto informa: "Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro", com ênfase na parte “Propag é regulamentado” em vermelho, destacando a importância da medida. DÍVIDAS Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro terça-feira, 15/04/25 17:47 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) regulamentou na segunda-feira (14/4) o Programa ...
PROTAGONISMO FEMININO PARTICIPE DO SAMBA QUE VAI MARCAR OS 5 ANOS DO NM! terça-feira, 15/04/25 17:06 Foi no auge da pandemia que nasceu o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG ...
A imagem é um comunicado visual do SINJUS-MG sobre o recesso de suas atividades. O fundo é em tons de roxo e laranja suave, com destaque para um megafone, simbolizando o anúncio importante Recesso SEDE DO SINJUS ESTARÁ FECHADA DURANTE FERIADOS DE SEMANA SANTA E DE TIRADENTES terça-feira, 15/04/25 15:43 A Direção do SINJUS-MG informa que a sede da entidade estará fechada na quarta, ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco