SINJUS PASSA A COMPOR A DIREÇÃO DA ASJB E FORTALECE A DEFESA DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO
segunda-feira, 08/04/24 12:29Em um importante passo para fortalecer a sua atuação na defesa dos direitos dos servidores do Judiciário, o SINJUS-MG agora compõe o corpo diretivo da Associação dos Servidores e Servidoras do Poder Judiciário Brasileiro (ASJB). A entidade foi criada em 2021 e tem como principal objetivo possibilitar que os sindicatos que dela sejam filiados possam propor junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI), entre outras medidas jurídicas de impacto nacional.
A eleição da Diretoria da ASBJ aconteceu na sexta-feira, dia 5 de abril, durante a Assembleia Geral Extraordinária, realizada presencialmente, na cidade de Belém (PA), e também de forma on-line. Durante o triênio 2024-2027, Associação terá como coordenadores-gerais Bernardino de Sena Fonseca (Sindjustiça-RN), Mariana Carneiro Leão Figueiroa (Sindjud-PE), Willer Luciano Ferreira (Serjusmig).
Na nova gestão, o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues, é um dos dirigentes que irá responder pela Coordenação Jurídica da entidade, juntamente com Ronaldo Ribeiro Júnior (Serjusmig) e Altamir de Alencar Pimentel Filho (Sintaj-PB).
“A construção e o fortalecimento da ASJB são de grande utilidade para os servidores do Judiciário em todo o País. Como os sindicatos não têm legitimidade processual para ajuizar ações do controle concentrado de constitucionalidade junto ao STF, a Associação será um importante instrumento para as lutas da categoria. Essa atuação estará alinhada também com a Fenajud”, afirma Felipe Rodrigues.
A secretária-geral será Gislaine Magalhães Caldeira (Sinjur-RO) e o coordenador de Comunicação, Wilson Pereira da Rocha Neto (Sinjur-RO). A Coordenação de Finanças será de Alexandre Lima Santos (Sindjustiça-RN) e Luiz Cláudio da Silva Oliveira (Sintaj-BA).
Compõem ainda a diretoria o coordenador de Saúde no Ambiente Laboral, Wibirajara dos Santos Silva (Sindju-PA), a coordenadora de Inovação, Tecnologia e Trabalho, Maria Clélia da Costa Almeida (Sindijudiciário-ES), e o coordenador de Relações Institucionais, Pedro Helker Alves Alcântara (Sindjustiça-CE).
Já o Conselho Fiscal será presidido por Alessandra Fernanda Martins Rodrigues (Sindju-PA) e terá como membros João Elias Monteiro de Souza (Sindjustiça-RN) e Adelson Costa Oliveira (Sintaj-BA).
A eleição de Felipe Rodrigues para a coordenação jurídica da ASJB é um reconhecimento em âmbito nacional da expertise e do compromisso do SINJUS-MG com a defesa dos direitos dos servidores. Desse modo, o Sindicato também amplia as suas possibilidades de atuação e fortalece a sua representatividade.
SINDICATO É PRA LUTAR!