DIREITOS

SINJUS participa do lançamento de novo programa nacional para PCDs

segunda-feira, 27/11/23 14:25 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida em cerimônia de lançamento do Novo Viver Sem Limite, no Palácio do Planalto. Eles estão cumprimentando pessoas com deficiência e exibem documento assinado na ocasião.

O governo federal lançou, na última quinta-feira, dia 23 de novembro, o “Novo Viver sem Limite”, um programa elaborado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) para promover a dignidade e os direitos das pessoas com deficiência. A reunião de lançamento contou com diversos parlamentares e representantes da sociedade civil, que puderam conhecer os quatro eixos principais e cerca de 100 iniciativas do plano. O SINJUS-MG foi representado pela sindicalista Sônia de Souza.

Aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Contudo, esse grupo enfrenta grandes dificuldades no acesso à educação, com uma taxa de analfabetismo cinco vezes superior à da população sem deficiência, além de participação reduzida no mercado de trabalho. Por isso, o plano inaugurado em 2011 sofreu alterações visando à construção de um Brasil mais inclusivo e equitativo.

A política será implementada em quatro eixos de atuação: gestão inclusiva e participativa; combate à violência e ao capacitismo; acessibilidade e tecnologia assistiva; e promoção dos direitos à educação, assistência social, saúde e demais direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Com duração prevista de quatro anos, o plano passará por revisões anuais.

No evento de lançamento, o SINJUS foi representado por Sônia de Souza, que é servidora do TJMG e já foi coordenadora do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS. Para a sindicalista, esse é um marco na história de luta PCD no Brasil e traz esperança para o combate ao capacitismo. 

“Estou bastante otimista em ver mudanças efetivas acontecerem a partir do lançamento desse plano! É urgente que o Estado brasileiro se estruture com profissionais capacitados e que haja recursos específicos às políticas de inclusão e acessibilidade. Sendo uma entre milhares de brasileiros e brasileiras com deficiência, sei o quanto aguardávamos a retomada dessa luta”, afirma. 

O novo plano foi elaborado a partir de audiências públicas abertas ao longo dos últimos meses e prevê uma série de ações sociais, além da criação de políticas públicas que assegurem os direitos das pessoas com deficiência. O projeto conta com o apoio de 27 ministérios e com a colaboração de 15 órgãos do Poder Executivo. 

 

“Me sinto honrada em ter participado do lançamento do novo plano Viver Sem Limite do governo federal, representando o NPD do SINJUS! Os servidores com deficiência do TJMG já contam com a atuação firme do Sindicato para a garantia dos seus direitos. Essa luta agora ganhou uma força ainda maior, considerando o que vem pela frente com a implementação do novo plano Viver Sem Limite. Que todos possamos ser protagonistas nessa história!”, destaca Sônia. 

 

 

Acompanhe as notícias do NPD aqui.

Últimas notícias

ver mais
: A imagem retrata um cenário em um parque. Uma mulher de cabelos longos empurra um homem em uma cadeira de rodas. Ao lado, uma criança caminha segurando a mão da pessoa na cadeira de rodas. O ambiente é iluminado, com vegetação verde ao redor, transmitindo uma sensação de tranquilidade e cuidado. O texto sobreposto destaca que o Projeto de Lei 3834/2023 propõe a isenção de imposto de renda para pessoas com deficiência, reforçando o caráter inclusivo e social do projeto. Em tramitação PL 3834/2023 propõe isenção de IR para pessoas com deficiência quinta-feira, 09/01/25 16:28 O Projeto de Lei (PL) 3834/2023 desobriga o pagamento de tributos sobre rendimentos recebidos ...
A imagem apresenta uma figura de uma pessoa sentada no chão com o corpo curvado, os braços abraçando os joelhos e a cabeça inclinada para baixo, em uma posição de tristeza e vulnerabilidade. Ela está iluminada por um foco de luz branca, enquanto o entorno permanece escuro. Em torno da figura, diversas mãos em tons roxos apontam com os dedos indicadores. O texto principal menciona a "Lei Rafaela Drummond", que prevê demissão para servidores que cometem assédio moral, reforçando o caráter de proteção e justiça. A composição transmite um forte apelo contra o assédio e em favor da dignidade e do respeito no ambiente de trabalho. SANCIONADA Lei Rafaela Drummond prevê demissão para servidores que pratiquem assédio moral quarta-feira, 08/01/25 15:19 Em um grande passo na luta contra o assédio moral no serviço público mineiro, ...
A imagem apresenta um fundo escuro com uma mão cerrada em destaque, simbolizando resistência e luta. A mão, em tons de cinza e preto, é iluminada por um brilho dourado que cria um efeito de destaque poderoso e simbólico. Ao lado, há o número "2025" em letras grandes e douradas, reforçando o tom de celebração e esperança para o ano. A mensagem principal fala sobre a continuidade das lutas e conquistas do SINJUS em defesa dos servidores públicos. O contraste das cores escuras com os detalhes dourados e amarelos remete à força e determinação. DEFESA DO SERVIDOR SINJUS REVIGORADO PARA MAIS UM ANO DE LUTAS E CONQUISTAS EM 2025 terça-feira, 07/01/25 17:51 O SINJUS-MG inicia 2025 fortalecido pelas batalhas vencidas no ano passado e ainda mais ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco