FENAJUD

SINJUS PARTICIPA DO I ENCONTRO DAS ADVOGADAS E ADVOGADOS DOS SINDICATOS DA JUSTIÇA ESTADUAL

quinta-feira, 01/12/22 08:50 Foto tirada do I Encontro das Advogadas e Advogados dos Sindicatos da Justiça Estadual da perspectiva do fundo da sala.

Foto: Felipe Loureiro/SindJustiça-RJ

Entre os dias 17 e 18 de novembro, aconteceu o I Encontro das Advogadas e Advogados dos Sindicatos da Justiça Estadual organizado pela Fenajud. Sediado no Rio de Janeiro, a programação do evento abordou pautas técnicas dos advogados dos sindicatos com a presença do coordenador geral da Fenajud, Alexandre Lima, do coordenador jurídico da Fenajud e coordenador-geral doSINJUS-MG, Alexandre Pires, e demais membros da pasta.

“O I Encontro de Advogados foi um sucesso. É importante que tenhamos um grupo para poder debater, tecnicamente, questões jurídicas relacionadas ao servidor público. Agora, os advogados podem se inteirar sobre as pautas discutidas em todos os estados para trabalhar numa melhor defesa. O evento veio para ficar e já esperamos o próximo”, declarou Alexandre Pires.

Na manhã de quinta-feira (17), a abertura contou com o lançamento da plataforma de atendimento e debates e explanação de teses jurídicas dos servidores do poder judiciário nos estados. Em sequência, Arão Neto, advogado da Fenajud, Alzimar Andrade, do Sindjustiça-RJ, e a advogada Vitória Menezes compuseram a mesa e discutiram sobre o desvio de função do servidor do poder judiciário e foi proposto que as decisões judiciais relativas ao tema sejam compartilhadas.

Já no período da tarde, o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e a defesa do servidor do poder judiciário foram os temas debatidos com a presença de Alexandre Pires, Yuri Paulino, advogado do Sintaj-PB, e Leonardo Barros, do Sindijus-MG, que mediaram as pautas. A ideia é que seja reenviado o formulário para levantamento das informações dos PADs nos estados. Além disso, também foi deliberado que seja acrescentado ao formulário de pesquisa o levantamento de quais estados têm o Termo de Adicionamento de Conduta (TAC).

A atuação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também foi colocada em pauta para que haja padronização dos PADs, capacitação de quem julga ações de assédio moral e uma comissão processante. Para isso, foi criado um grupo de trabalho formado por advogados com o objetivo de elaborar propostas de formatação do PAD no Brasil no CNJ.

Já na sexta-feira (18), Raquel Magrin, advogada do Sindijus-PR, Nelson Lara, coordenador regional do Sudeste da Fenajud, e Marcos Veleda, diretor do Sindjustiça-RS, trouxeram para discussão as alterações da previdência social para o servidor público ocorridas a partir da Emenda 103/2019, que trata sobre a reforma previdenciária. Também foram informadas as decisões judiciais na Bahia e no Ceará, que permitiu a Fenajud de ingressar com ADI para tratar da Lei Estadual de Reforma Previdenciária.

Grupo de Advogados

Ao final do evento, foi criado um grupo no Whatsapp do Encontro de Advogados. A ideia é que os advogados dos sindicatos estaduais se reúnam e troquem informações sobre suas pautas.

Notícias relacionadas

Foto do I Seminário Internacional da FENAJUD onde o diretor de Finanças do SINJUS-MG, Felipe Rodrigues, se encontra à esquerda da foto, de pé em frente a um microfone ao seu lado direito uma mesa composta pela presidente da Internacional de Serviços Públicos (ISP), Denise Motta Dau; o presidente da Confederação Latino-americana dos Trabalhadores do Poder Judiciário (CLTPJ), Ariel Pringles e o membro do Conselho Executivo da Confederação Sindical das Américas (CSA), o advogado Marcelo Di Stefano. Sobre a mesa uma bandeira branca com a logo da FENAJUD.
NOVOS RUMOS I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA FENAJUD DEBATEU NECESSIDADE DE REORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO SINDICAL sexta-feira, 18/11/22 17:20 A necessidade de que servidoras e servidores estejam sempre organizados e pautou o I Seminário Internacional da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), realizado no dia 12 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, em ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra três autoridades sorridentes em um ambiente formal, com estantes de livros ao fundo. O centro da cena é ocupado por um documento oficial, com destaque para a assinatura. O texto sobreposto informa: "Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro", com ênfase na parte “Propag é regulamentado” em vermelho, destacando a importância da medida. DÍVIDAS Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro terça-feira, 15/04/25 17:47 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) regulamentou na segunda-feira (14/4) o Programa ...
PROTAGONISMO FEMININO PARTICIPE DO SAMBA QUE VAI MARCAR OS 5 ANOS DO NM! terça-feira, 15/04/25 17:06 Foi no auge da pandemia que nasceu o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG ...
A imagem é um comunicado visual do SINJUS-MG sobre o recesso de suas atividades. O fundo é em tons de roxo e laranja suave, com destaque para um megafone, simbolizando o anúncio importante Recesso SEDE DO SINJUS ESTARÁ FECHADA DURANTE FERIADOS DE SEMANA SANTA E DE TIRADENTES terça-feira, 15/04/25 15:43 A Direção do SINJUS-MG informa que a sede da entidade estará fechada na quarta, ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco